Mostra Paralela destaca artistas e produtores locais

Em sua primeira edição, oito espetáculos foram apresentados, gratuitamente, em espaços culturais do município

Sexta-Feira, 28/09/2018 | Superintendência de Comunicação .

No palco, as primeiras paixões, o primeiro beijo, as desilusões amorosas. Na plateia lotada, adolescentes morrendo de rir ao se identificar com o que estavam assistindo. Essa cena pode ser vista em uma das apresentações da Mostra Paralela da Festa Internacional do Teatro de Angra (FITA), fruto de uma parceria da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio e a TurisAngra, que está sendo considerada um sucesso. Em sua primeira edição, a Mostra Paralela contemplou oito montagens amadoras, com produtores e atores angrenses com o intuito de fomentar, valorizar e incentivar a cultura local.
Para alguns artistas, a Mostra Paralela foi a primeira experiência nos palcos da FITA e, entre o público, também teve quem fez sua estreia nas plateias de teatro indo assistir a um espetáculo do evento.
- Foi uma experiência bem legal. Deu chance das pessoas terem contato com a cultura. Uma amiga me falou do evento, senti interesse e vim – contou Alexandre de Freitas, de 16 anos, aluno do Colégio Estadual Conde Pereira Carneiro.
As sessões, que chegam ao fim hoje (28), aconteceram em espaços culturais da cidade, com entrada totalmente gratuita. E, logo em sua primeira edição, já está mostrando que veio para ficar, sendo aprovada pelo público, que lotou as apresentações.
- Esse é um espaço que criamos dentro do evento para artistas locais, amadores ou não. Uma forma de estimularmos a ocupação dos nossos espaços culturais durante todo o ano – destacou a secretária executiva de Cultura e Patrimônio.
Esse ano, as apresentações aconteceram no Centro, mas a ideia dos organizadores da FITA, em parceria com a Prefeitura, é levar a Mostra Paralela para os bairros nos próximos anos, aproximando cada vez mais a arte do povo. Quem se apresentou, não economiza nos elogios ao projeto.
- É uma oportunidade para os artistas da cidade. Eu me apresentei com dois espetáculos e todos têm qualidade. É uma grande oportunidade para mostrar o nosso trabalho. Todo mundo aqui faz teatro porque gosta – frisou a atriz Juliana Vicente.