“Yes,nós temos banana” apresenta produtos de fibra da banana

Exposição foi aberta ontem, na Casa Larangeiras, e vai até 14 de outubro

Quarta-Feira, 26/09/2018 | Superintendência de Comunicação .

Um café da tarde, com deliciosos quitutes feitos de banana, realizado na terça-feira (25), marcou a abertura da oitava edição da exposição “Yes, Nós Temos Banana”, que está aberta a visitação, gratuitamente, na Casa Larangeiras, até o dia 14 de outubro e tem o apoio da Prefeitura de Angra, através da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio.
Os visitantes poderão apreciar e comprar diversos objetos decorativos produzidos a partir da fibra da bananeira. São luminárias, espelhos, caixinhas, porta-revista, porta-talher, entre vários outros. A confecção das peças ficou a cargo de oito artesões.
- Nosso objetivo é estimular a produção deste tipo de artesanato porque é uma matéria prima bem abundante aqui na região. Ajuda também na geração de renda, é um trabalho sustentável. A bananeira é uma maravilha, ela dá tudo. A gente só não acaba com a raiz que é para dar outra – brinca a artesã Vera Lúcia.
Mas na exposição também há espaço para produtos que não são feitos da fibra da bananeira, mas que fazem referência à banana.
- Temos quadro da helicônia, da família da bananeira. Temos peixe por causa da tradição do peixe com banana. Também estamos fazendo uma campanha pedindo que não se aprisionem os pássaros, porque nada melhor do que um pássaro livre cantando na sua janela, na hora que ele quer e que ele está feliz – explicou Vera.
A mostra pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10h às 18h e aos sábados e domingos das 10h às 14h.