‘Saúde Pertinho de Você’ no Frade e no Parque Mambucaba

251 exames foram realizados em apenas dois dias de atendimentos. Monsuaba e Japuíba serão os próximos bairros a receberem o projeto.

Segunda-Feira, 24/09/2018 | Superintendência de Comunicação .

Com o objetivo de suprir a demanda de exames referenciados pelas unidades de saúde e permitir que eles sejam realizados pelos pacientes em suas próprias comunidades, a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, lançou neste fim de semana o projeto ‘Saúde Pertinho de Você’. Uma carreta, totalmente adaptada, visitou o Frade, no sábado (22), e o Parque Mambucaba, no domingo (23), oferecendo os seguintes exames à população: mamografia, ecocardiograma, ultrassonografia, desintometria óssea e raio-x digital.
Ao todo, segundo o secretário de Saúde, foram realizados 251 exames, sendo 110 no Frade e 141 no Parque Mambucaba, em apenas dois dias de atendimento.
- Esta ação será quinzenal e itinerante, com o objetivo de suprir a demanda reprimida de exames já solicitados pelas unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESF), ou seja, iremos atender os pacientes que já estavam na fila aguardando atendimento. Caso nem todos os pacientes agendados compareçam, as vagas poderão ser preenchidas por demandas espontâneas. Nas próximas ações, teremos também a presença do setor de agendamento de exames e de ouvidoria, que receberão diretamente as demandas da população – ressaltou o secretário de saúde, informando que a carreta estará no domingo (30), na Praça da Monsuaba, e na segunda (01), próxima ao Condomínio Cidadão da Japuíba.
O prefeito fez questão de ir ao Frade e ao Parque Mambucaba para acompanhar o atendimento e conversar com a população. Ele explicou a importância do ‘Saúde Pertinho de Você’ para o município.
- Angra dos Reis possui mais de 100 quilômetros de extensão, do Cantagalo ao Parque Mambucaba, e nem sempre as unidades de saúde que realizam os exames estão próximas da população. Nosso objetivo é permitir que as pessoas possam fazer os procedimentos que necessitam em suas próprias comunidades. Volto a dizer: administração se faz com escolhas e eu optei por investir na saúde, pensando naqueles que não possuem plano de saúde e dependem do SUS – destacou o prefeito, que conheceu toda a estrutura da carreta e conversou com os pacientes, que receberam muito bem a iniciativa do Governo.
O morador do Frade Sebastião Raimundo, 80 anos, realizou um ecocardiograma, e foi um dos pacientes que elogiou a ação da Prefeitura.
- Se tivesse que ir para o Centro para fazer o exame iria ser muito ruim. Agradeço a oportunidade de poder fazer esse exame pertinho da minha casa – disse o morador.
A dona de casa Maria de Fátima de Oliveira Moreno, 56 anos, ficou sabendo da ação pelas redes sociais e foi até o local para fazer sua mamografia.
- Foi uma oportunidade muito boa para fazer esse exame que eu precisava. Espero que a gente tenha novas oportunidades como esta – frisou.
A equipe do projeto ‘Saúde Pertinho de Você’ é formada por 11 profissionais: 1 médico ultrassonografista ou cardiologista, dependendo do que será marcado de exame; 4 técnicas de radiologia; 1 técnica de enfermagem; 1 técnico de TI; 1 técnico de engenharia clínica; 1 recepcionista ; 1 motorista e um 1 ajudante. Ao longo de um ano, tempo de duração do contrato do projeto, outros exames serão oferecidos para a população.
- Com o tempo, vamos passar a oferecer outros exames, conforme as demandas forem surgindo. Inclusive, estamos preparados para no próximo mês, durante o Outubro Rosa, focar nas mamografias – frisou Renan Vinicius.

Secretarias relacionadas: Saúde