Campanha contra sarampo e pólio é prorrogada mais uma vez

Neste sábado acontece o Dia D, quando algumas unidades de saúde estarão abertas das 9h às 16h

Quinta-Feira, 13/09/2018 | Superintendência de Comunicação .

A campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite foi prorrogada mais uma vez em Angra dos Reis e agora está prevista para terminar somente no dia 22 de setembro. Mas, neste sábado (15), acontece mais um Dia D, quando unidades de saúde em todos os distritos estarão abertas das 9h às 16h para imunizar a criançada.
Até o momento, 6.800 crianças receberam a vacina contra o sarampo e pólio no município, o que corresponde a 68 % do público-alvo. Com esse percentual, Angra, assim como muitas cidades do país, está abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que é de imunizar 95% das crianças de um ano a menores de cinco anos, mesmo aquelas que já tenham duas doses da vacina. Adultos poderão se vacinar após o fim da campanha.
A vacina contra a poliomielite é segura e protege contra os dois sorotipos do poliovírus 1 e 3. A vacina não tem contraindicações e é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite desde 1990, portanto é fundamental que a população procure a vacina. Já a proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças entre 12 e 15 meses

Locais onde haverá o Dia D em Angra:

1º distrito - CEM Centro (antigo PAM)
2º distrito - CEM Japuíba e ESF Nova Angra
3º distrito - SPA Jacuecanga e UBS Monsuaba
4º distrito - UBS Bracuí / ESF Frade Praia / ESF Módulo 1 Parque Mambucaba
5º distrito - SPA Vila do Abraão

Secretarias relacionadas: Saúde