Plano de Auxílio Mútuo simula explosão de embarcação

Exercício aconteceu hoje no Shopping Piratas e reuniu instituições públicas e privadas

Quarta-Feira, 22/08/2018 | Superintendência de Comunicação .

Foi realizado nesta quarta-feira (22), no Shopping Piratas, o exercício do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) da Costa Verde, que simulou o incêndio de uma embarcação, seguido de explosão. A ação reuniu diferentes órgãos, públicos e privados, dentre eles a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil e a Superintendência de Trânsito da Prefeitura de Angra.
A ação serviu para que fossem avaliados o tempo de resposta em casos de emergência e o trabalho em conjunto dos órgãos envolvidos no PAM. O exercício simulou as seguintes situações: incêndio seguido de explosão de uma embarcação, vazamento de combustível no mar e resgate do condutor na água. Alunos da Escola Municipal Santos Dumont, da Japuíba, puderam acompanhar de perto o exercício simulado.
— O Plano de Auxílio Mútuo está sendo muito produtivo. Há algumas melhorias a serem feitas, mas é em eventos como este que nós avaliamos erros e acertos. Nós convidamos as crianças para que elas possam conhecer como funcionam as instituições responsáveis pelo resgate em situações de emergência e, no futuro, tenham interesse em se tornar um profissional como nós – comentou o tenente-coronel, cordenador do Centro de Coordenação e Controle de Emergência Nuclear.
Participaram da ação, além dos órgãos municipais, representantes do Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Defesa Civil Estadual, Defesa Civil de Mangaratiba, Transpetro, Eletronuclear e Companhia Vale.
No início de 1994 foi constituído o PAM, cujo objetivo principal é estabelecer procedimentos básicos para as ações de cooperação conjunta das instituições integrantes, no controle de eventuais situações de emergência, através da disponibilização de recursos existentes em cada instituição.
Salvaguardar a vida humana, fazer prevenções da poluição do ar e hídrica, além de garantir às instituições integrantes do PAM um sistema operacional unificado, eficiente e eficaz, capaz de controlar eventuais emergências em qualquer uma delas, são atribuições do PAM. Os membros se reúnem mensalmente para traçar estratégias de auxílio mútuo dentro de suas abrangências.