XIII Seminário Estadual de Maricultura começa amanhã

Inscrições estão abertas para evento que acontece no Centro de Estudos Ambientais ( CEA) e é organizado pelo Sebrae com o apoio da Prefeitura de Angra

Segunda-Feira, 20/08/2018 | Superintendência de Comunicação .

As principais tecnologias aplicadas e os aspectos comerciais envolvidos no desenvolvimento da maricultura hoje no estado do Rio fazem parte dos temas que serão apresentados e debatidos no XIII Seminário Estadual de Maricultura. O evento será promovido pelo Sebrae/RJ, com o apoio da Prefeitura de Angra, através da Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca, e vai acontecer no Centro de Estudos Ambientais (CEA), de terça (21) a quinta-feira ( 23) e inclui visita técnica a uma área de criação de beijupirá na Ilha Grande.
O Seminário será aberto amanhã (21), às 15h, com um debate entre representantes de instituições ligadas à pesca sobre os programas de apoio à maricultura em andamento no estado do Rio de Janeiro. Pescadores da Costa Verde e da Região dos Lagos também darão seus depoimentos sobre a situação de hoje da maricultura em suas áreas de atuação.
Na quarta-feira (22), pela manhã, haverá uma sessão técnica sobre o agronegócio da maricultura, tratando da visão de negócio para o setor na Região dos Lagos, a competitividade, os investidores e os aspectos técnicos do beneficiamento das vieiras. Já a sessão técnica da tarde vai tratar das inovações aplicadas à maricultura, incluindo técnicas de biotecnologia, diagnóstico de doenças e tecnologia de assentamento remoto de vieiras, entre outros temas.
O evento será concluído na quinta-feira (23) com uma visita técnica ao Pacote Tecnológico do Beijupirá, aplicado na Baía da Ilha Grande. Os participantes irão conhecer in loco as tecnologias envolvidas na criação em tanque rede da espécie de peixe beijupirá.
O XIII Seminário Estadual de Maricultura é realizado pelo Sebrae/RJ, Governo do Estado e Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). Tem parceria da Uerj, Prefeitura de Angra dos Reis, Associação de Maricultores da Baía de Ilha Grande (Ambig), Instituo de Ecodesenvolvimento da Baía de Ilha Grande (IED-BIG) e Instituto de Pesquisas Marinhas, Arquitetura e Recursos Renováveis (Ipemar).
As inscrições podem ser feitas no próprio local do evento ou previamente pelo e-mail amaia@rj.sebrae.com.br, no valor de R$ 40. Maricultores, pescadores e estudantes, mediante apresentação de comprovante, pagam a metade: R$ 20. Mais informações pelo telefone 0800-570-0800. O Centro de Estudos Ambientais de Angra dos Reis fica na Avenida Almirante Jair Carneiro Toscano de Brito, s/nº, Praia da Chácara.