Dia D reforça a vacinação contra o sarampo e a poliomielite

Mobilização acontece no próximo sábado (18) em 32 unidades de saúde

Quinta-Feira, 16/08/2018 | Superintendência de Comunicação .

No próximo sábado (18) será realizado o Dia D de vacinação contra o sarampo e a poliomielite em Angra dos Reis. Trinta e duas unidades de saúde de todo o município estarão de portas abertas, de 9h às 16h, durante a ação. A data é importante para aumentar a cobertura contra essas doenças, evitar o aumento de casos de sarampo e a reintrodução da poliomielite.
A campanha nacional vai até o dia 31 de agosto e todas as crianças de um ano a menores de cinco devem se vacinar, independente da situação vacinal. A expectativa é de que 9 mil crianças sejam imunizadas no município.
A vacina contra a poliomielite é segura e protege contra os dois sorotipos do poliovírus 1 e 3. A vacina não tem contraindicações e é recomendada, até mesmo, para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil está livre da poliomielite desde 1990, portanto é fundamental que a população procure a vacina. Já a proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde para crianças entre 12 e 15 meses.

Dia D nas unidades de saúde:
1º Distrito: Cem Centro, Carioca, Balneário, Sapinhatuba II, Marinas, Santo Antônio, Praia do Anil
2º Distrito: Cem Japuíba, Nova Angra I, Areal II, Belém, Gamboa, ESF Japuíba, Campo Belo, Banqueta, Serra D’Água
3º Distrito: Camorim Pequeno, Camorim Grande, Jacuecanga, Monsuaba, Caputera, Cantagalo, Portogalo
4º Distrito: Bracuí, Vila Histórica, Frade Praias, Parque Mambucaba (Módulos I, II, III, IV, VI)
5º Distrito: Vila do Abraão