Educadores participam de Seminário sobre alfabetização

Evento contou com palestra e troca de experiência entre os profissionais

Terça-Feira, 07/08/2018 | Superintendência de Comunicação .

Mais de cem educadores da rede municipal de educação participaram do Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, na Escola Municipal Júlio César Larangeiras, no Balneário, na sexta-feira (3). O tema do evento foi: “O lúdico e as múltiplas linguagens habitando a escola”.
- Esse evento foi a culminância de uma formação em alfabetização que os professores passaram de 2017 a 2018 – explicou o Coordenador Local do PNAIC.
O seminário contou com a participação do professor mestre Johnathan Aguiar (doutorando da UFRJ) que apresentou uma palestra destacando a importância da ludicidade no cotidiano escolar. Outra atividade realizada foi a socialização de práticas, onde os professores trocaram experiências positivas vivenciadas por eles em sala de aula.
O evento ainda contou com a apresentação cultural dos alunos do Polo Musical Yumi Imanishi Faraci, que foi retomado recentemente através de uma parceria da Secretaria de Educação com a Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), foi instituído pela portaria nº 867, de 4 de julho de 2012, que prevê inicialmente “alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, aferindo os resultados por exame periódico específico.
O município de Angra aderiu ao programa em 2013 e retomou a adesão no ano passado. Em 2017/2018, as berçaristas e professoras da educação infantil foram incluídas nas formações, diante da concepção de que o processo de alfabetização inicia-se desde a primeira infância, buscando minimizar rupturas entre essas etapas.