Prefeitura lança Conselho de Segurança Alimentar

Evento está marcado para 15 de agosto, no auditório do Sindicato dos Estivadores. Eleição dos conselheiros vai acontecer no mesmo dia

Segunda-Feira, 06/08/2018 | Superintendência de Comunicação .

A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, via Secretaria de Assistência Social, vai lançar no dia 15 de agosto o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – Comsea - criado pela Lei Municipal nº 3.755, de 07 de junho de 2018. O evento vai acontecer das 13h30 às 17h, no auditório do Sindicato dos Estivadores de Angra dos Reis e contará com a presença de representantes dos órgãos estaduais de segurança alimentar.
Neste primeiro encontro serão apresentados os conceitos relacionados ao tema e os trabalhos desenvolvidos pelas secretarias municipais e no âmbito estadual na área de segurança alimentar nutricional. No mesmo dia também vai acontecer o credenciamento das entidades da sociedade civil para a representação no conselho e a eleição que definirá os representantes.
O conselho será composto por sete representantes do governo municipal e sete da sociedade civil, sendo 14 conselheiros titulares cada qual com um suplente. O Comsea de Angra dos Reis será um espaço para o diálogo e cooperação entre o governo municipal e a sociedade civil para a formulação e fiscalização das políticas públicas e seus desdobramentos, direcionadas à garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada.
A criação do conselho é o primeiro passo da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania para a adesão ao Sistema Nacional de segurança alimentar nutricional (Sisan), sendo os próximos a criação da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) municipal e do Plano Municipal de Segurança Alimentar Nutricional.

Oficina Regional

Aproveitando a presença dos representantes estaduais, no dia seguinte ao lançamento do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional vai acontecer a Oficina Regional da Costa Verde sobre o Fortalecimento do Sistema Nacional de segurança alimentar nutricional (Sisan).
A oficina, que receberá gestores e técnicos de Paraty e de Mangaratiba, será uma oportunidade para a troca de informações e conhecimentos a respeito das ações que cada município desenvolve sobre o tema.