Boas notícias para a saúde do Frade

SPA será reformado, ESF’s terão equipes completas e Hospital de Praia Brava receberá pacientes em urgência e emergência

Quarta-Feira, 18/07/2018 | Superintendência de Comunicação .

O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Frade entrará em reforma e as unidades de Estratégias de Saúde da Família (ESF) do bairro, que estavam desfalcadas, serão totalmente completadas até o início do próximo mês. Essas foram algumas das boas notícias que o secretário municipal de Saúde e o secretário executivo de Saúde divulgaram para os moradores da região, durante uma reunião, marcada pelo Prefeito e que aconteceu na tarde de terça-feira (17), no Hospital de Praia Brava.
Além dessas notícias, os secretários informaram ainda sobre uma parceria do Governo Municipal de Angra com o Hospital de Praia Brava.
- A Prefeitura começa hoje com uma intervenção no SPA para melhorar a unidade, que passa por problemas estruturais. Em paralelo, o Hospital de Praia Brava abre suas portas para receber a população em atendimento de urgência e emergência, inclusive em pediatria. Fortalecemos ainda a parceria com o Hospital de Praia Brava para a realização de exames, como raio-x e endoscopia. Antes a população precisava se deslocar até o Centro de Angra e agora teremos esses exames sendo realizados bem mais perto da população do Frade – explicou o secretário de Saúde.
A lotação de enfermeiros e técnicos de enfermagem nos cinco módulos de Estratégia de Saúde da Família vai proporcionar um ganho muito grande para a saúde pública do Frade, de acordo com o secretário.
- Essa ação vai garantir a continuidade da atenção à saúde. Por exemplo, teremos ação de vacinação em todos os módulos, assim como outras ações, como preventivo. Já temos os médicos, alguns oriundos do programa Médico da Família, fruto de uma parceria da Prefeitura com o Ministério da Saúde e agora as equipes estarão completas. Além de médico terá enfermeiro, técnico de enfermagem, além dos agentes de saúde – destacou o secretário municipal de Saúde.
As boas notícias foram comemoradas pela comissão de moradores do Frade que participou da reunião.
- Estamos muito felizes e satisfeitos. De fato estamos conseguindo respostas positivas como foi falado aqui hoje. A gente não quer nada de especial, estamos pedindo o básico e ficamos felizes em ver essa união dando resultados positivos, isso alegra a comunidade inteira – ressaltou o marinheiro, Emerson Medeiros.
Depois de ouvir as críticas e elogios por partes dos moradores, a reunião chegou ao fim com uma reflexão do secretário executivo de Saúde.
- A gente entende que tem muita coisa para melhorar, que temos algumas limitações, mas com muito empenho e a ajuda de vocês, estamos superando a cada dia – afirmou o secretário executivo de Saúde.
Além da presença dos secretários de saúde e da comissão de moradores, a reunião contou ainda com a participação de Superintendentes da Fundação Eletronuclear de Assistência Médica (Feam).



Secretarias relacionadas: Saúde