O Auto do Trabalhador” leva temas atuais para o teatro

Peça abordou questões como desemprego e desigualdade social. Apresentação no fim de semana marcou a formatura dos alunos da oficina #PrimeiroAto

Terça-Feira, 10/07/2018 | Superintendência de Comunicação .

A oficina de teatro #PrimeiroAto, promovida pela Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico , via Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, formou 50 alunos no último final de semana. Eles receberam seus certificados na sexta-feira (6), após se apresentarem com o espetáculo “O Auto do Trabalhador”, no Teatro Municipal Dr Câmara Torres.
As aulas e ensaios duraram quatro meses e aconteciam às terças e quintas-feiras, na Casa Larangeiras. Mentor da oficina, o ator e diretor Maykon Renan conta que do total de alunos somente dez já possuíam alguma experiência em cima dos palcos:
- Foi um desafio maravilhoso! A proposta inicial era trabalhar com 30 pessoas, mas a procura foi grande e eu permiti que todos participassem, pois não estou aqui para fechar as portas para ninguém. Quem sou eu para vetar o sonho de alguém? destacou Maykon.
A peça é inspirada na obra de João Siqueira e conta a história de um casal de nordestinos, João e Maria, que se muda para o Rio de Janeiro após um anjo anunciar que eles terão um filho. A trama retrata temas atuais como desemprego, violência e desigualdade social. Embora tenham recebido seus certificados na sexta-feira, os alunos se apresentaram ainda no sábado e no domingo.
Uma das alunas, Bianca de Oliveira, contou que a oficina lhe abriu portas.
- Eu já atuava, mas estava parada. Foi uma experiência muito boa porque agora vou seguir com o teatro, aprendi muita coisa tanto com o Maykon, quanto com o grupo. Interpretei um dos magos que levam presentes para o filho de Maria, fiquei feliz, pois essa parte representa a esperança por dias melhores – ressaltou Bianca.

Inscrições abertas

A oficina de teatro #PrimeiroAto é gratuita e volta no próximo ano, porém a Prefeitura de Angra, através da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, está com inscrições abertas para outro curso na área. A oficina de teatro “Crescendo Em Cena” retorna com novas turmas, para crianças e adultos, no próximo mês. As inscrições começaram na segunda-feira (9), e podem ser realizadas entre 8h30 e 17h, na Casa Larangeiras, na Praça Zumbi dos Palmares, no Centro.