HGJ pode ultrapassar a marca de três mil cirurgias neste ano

Além de ampliar a oferta de operações e internações, unidade de saúde está passando por reforma

Quarta-Feira, 04/07/2018 | Superintendência de Comunicação .

Saúde sempre foi uma das prioridades do governo Fernando Jordão e pensando em oferecer um serviço melhor para a população a Prefeitura tem investido em obras e melhoria dos serviços disponibilizados pelo Hospital Geral da Japuíba (HGJ). Um exemplo disso é o crescente número de cirurgias realizadas na unidade de saúde.
Em 2016, foram realizadas apenas 240 cirurgias, entre emergência e eletiva. No primeiro ano da atual gestão, 2017, a quantidade de cirurgias saltou para quase duas mil. Este ano, até 31 de maio, já tinham sido realizadas 1250 cirurgias e a expectativa é de atingir a marca de três mil até o fim deste ano.
Outro número que merece destaque é em relação ao aumento de leitos. No início de 2017 havia 74 e atualmente são 137 leitos, consequentemente a média de internação também foi ampliada. Antes era cerca de 130 por mês e agora chega a 340.
- Isso mostra os avanços do Hospital tanto no pronto-atendimento como no número de internações e na redução da infecção hospitalar. Evidentemente sempre temos o desafio de avançarmos cada vez mais, ainda não está daquele jeito que gostaríamos que estivesse, mas avançou muito nesses 18 meses da nossa gestão – avaliou o secretário hospitalar, lembrando que quando assumiu o HGJ a unidade de saúde carecia de médicos, equipamentos, insumos hospitalares e medicamentos.

Obras

Além de oferecer um atendimento melhor e mais amplo para os moradores de Angra, o HGJ também está passando por obras que vão garantir um atendimento mais digno aos pacientes e seus familiares.
O centro cirúrgico (4 salas cirúrgicas, ante-sala e pós-anestésico) já recebeu nova pintura. A recuperação do granito da fachada também já foi concluída, faltam só alguns retoques no gesso para que ocorra a pintura do beiral.
A impermeabilização dos terraços e coberturas estão em andamento, obedecendo ao cronograma e com previsão de conclusão para setembro deste ano.
Outra parte da obra que está em andamento é a reforma dos banheiros das enfermarias. Estão sendo colocados novos pisos, azulejos nas paredes e pintura. Como é necessário que a enfermaria esteja sem funcionamento para a realização da obra, essa parte da reforma é mais lenta, mas dentro de alguns meses todos os banheiros estarão novinhos.