Prefeitura entrega viaturas para a Polícia Militar

Doze carros ficarão sob a responsabilidade do 33º BPM e outras oito serão utilizadas pelos policiais do Proeis

Segunda-Feira, 18/06/2018 | Superintendência de Comunicação .

Uma cerimônia em frente à Prefeitura, na tarde desta segunda-feira (18), marcou a doação de viaturas, pelo governo municipal de Angra dos Reis, ao 33º Batalhão de Polícia Militar. Doze delas ficarão sob a responsabilidade da PM e outras oito serão utilizadas pelos policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), programa mantido pelo município.
- Desejo boa sorte aos policiais militares que vão utilizar essas viaturas como ferramentas de trabalho. Agradecemos ao prefeito pela sua dedicação em relação à segurança pública. Enquanto a criminalidade não cessar em nosso município, nós não podemos descansar. Acredito com certeza que voltaremos a ter uma Angra tranquila e pacífica - afirmou o Superintendente de Segurança Pública de Angra dos Reis.
A compra das 20 viaturas foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal e a iniciativa do prefeito, de ajudar no combate à criminalidade, rendeu elogios por parte do presidente do Legislativo Angrense.
- Quero parabenizar o nosso prefeito por ter sido o primeiro e único prefeito até agora em nosso Estado que realmente efetivou as compras das viaturas. Parabéns, conte com a Câmara, conte conosco como cidadão e é uma grande felicidade estar participando deste evento hoje aqui com o senhor – afirmou o vereador.
O comandante-geral da Polícia Militar destacou em seu discurso que “as prefeituras podem atuar também no sentido de instituir instâncias que viabilizem o desenvolvimento de ações integradas de prevenção e repressão ao crime”.
- Hoje assistimos um exemplo de participação efetiva e colaboração da municipalidade na segurança pública. A prefeitura de Angra dos Reis poderia ficar passiva, assistindo e cobrando do estado uma ação efetiva na segurança pública, mas por outro lado buscou unir forças para combater o bom combate – elogiou o comandante geral da PM.
Ele também frisou que essa ação da Prefeitura de Angra pode trazer muitos benefícios para a população angrense.
- Um município seguro atrai novos investimentos, turistas, reduz as taxas de violência e a evasão escolar – destacou.
A prefeitura mesmo com a dificuldade financeira que está passando dedicou R$ 1 milhão 320 mil para a compra das 20 viaturas para que a Polícia Militar possa patrulhar o município de Garatucaia até o Parque Mambucaba.
- Eu poderia dizer que a questão de segurança pública não é uma prerrogativa do prefeito, mas é. De quem que a população está mais perto? É do prefeito, do vereador, então ela cobra o vereador e cobra o prefeito. Então nós temos responsabilidade também, assim como a população. A hora que uma pessoa usa droga, essa pessoa está financiando o criminoso. É uma responsabilidade de todos, de toda a sociedade – afirmou o prefeito de Angra, lembrando que com a chegada das novas viaturas para Angra, o 33º BPM poderá utilizar as antigas para reforçar o patrulhamento nas cidades de Paraty, Mangaratiba e Rio Claro.
As 12 viaturas doadas para a Polícia Militar ficarão no 33º BPM. O combustível e manutenção serão responsabilidade do Estado. As oito que ficarão com o Proeis farão o policiamento nas seguintes localidades: Garatucaia e Cantagalo ; Monsuaba e Jacuecanga; Balneário, Parque das Palmeiras e Marinas; Centro; Japuíba, Encruzo e Banqueta; Serra D’Água, Zungu e Ariró; Frade e Bracuí; Parque Mambucaba e Vila Histórica de Mambucaba.
A cerimônia de entrega das viaturas foi prestigiada por várias outras autoridades, entre elas vereadores de Angra, o prefeito de Rio-Claro e o vice-prefeito de Paraty. Da PM estiveram presentes o comandante da 5ª CPA; o comandante do 33º BPM e o coordenador geral do Proeis.

Mais ações

As ações da Prefeitura para garantir mais segurança para a população angrense não se restringe somente a compra das 20 viaturas. No ano passado foi implantado o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), que possibilita a contratação voluntária de policiais militares durante suas folgas, pela Prefeitura, para o reforço da segurança no município. São 46 policiais trabalhando de dia e de noite.
Recentemente a Prefeitura também criou o Disque-Denúncia. Qualquer cidadão pode realizar sua denúncia, anonimamente, através do telefone 0300-2531177, com o custo de uma ligação local, e ajudar as forças policiais a combater a criminalidade.
Além dessas duas medidas, a Prefeitura vem trabalhando também para a retomada das câmeras de monitoramento. Nesse projeto, que está em licitação e deve voltar a funcionar dentro de poucos meses, o Governo Municipal gastará R$ 290 mil só na recuperação da rede de fibra óptica, que liga os 45 pontos do município onde as câmeras estavam fixadas.
Para melhorar a segurança nos bairros a Prefeitura, em parceria com a iniciativa privada, transformou o Centro de Informações Turísticas da Serra D’Água, que estava desativado, em um posto policial. A mesma ação será feita agora na Garatucaia. Monsuaba também está ganhando o seu DPO, cujas obras já estão em andamento. A ideia da Prefeitura é futuramente construir um novo posto policial para receber policiais do Proeis na divisa entre a Vila Histórica de Mambucaba e o Parque Mambucaba.
Mais uma ação da Prefeitura na segurança pública foi a cessão de um prédio para abrigar a 2º Companhia da PM, no Centro. O local foi inclusive visitado pelo prefeito, pelo comandante geral da PM e demais autoridades ao final da cerimônia da entrega das viaturas. Agora só falta o mobiliário para que o local possa ser utilizado pela Polícia Militar.