Agentes operacionais da Defesa Civil recebem capacitação

Curso de atendimentos pré-hospitalares será ministrado durante toda a semana

Terça-Feira, 12/06/2018 | Superintendência de Comunicação .

Começou nesta segunda-feira (11), no auditório da Defesa Civil, o curso de Regaste e Emergências Médicas para agentes operacionais. Ministrado pela empresa Fire & Rescue Group, as aulas têm o objetivo de aperfeiçoar os atendimentos pré-hospitalares. O curso tem duração de uma semana e, ao final, os participantes passarão por uma simulação de emergência real. Todos os agentes operacionais serão capacitados.
Além de atuar na prevenção e atendimento à população em situações de desastres naturais, a secretaria executiva de Proteção e Defesa Civil de Angra dos Reis é reconhecida por ser a única no Brasil a realizar atendimentos chamados de “emergências do cotidiano”. São os agentes que, junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), socorrem eventuais vítimas em toda baía da Ilha Grande.
Mentor da Fire & Rescue Group, o comandante Jorge Alexandre Alves, responsável pela formação, comenta o conteúdo do curso.
- Vamos trabalhar questões como avaliação e abordagem da vítima, reconhecimento de lesões e traumas, técnicas de ressuscitação cardiopulmonar e uso de desfibrilador, meios de imobilização e contenção de hemorragias, prevenção e atendimento em casos de intoxicação por produtos perigosos e atendimentos a acidentes envolvendo mergulhadores – explica o palestrante, antes de ressaltar o valor da Defesa Civil em Angra dos Reis:
- Muitas vezes os agentes atuam em situações que excedem suas obrigações – destaca.
Formado paramédico pela Universidade Leonard M. Miller Escola de Medicina, em Miami, o comandante Jorge consolidou sua carreira nos Estados Unidos.