Casa Larangeiras sedia palestras sobre fotografia

Fotógrafos renomados estarão participando do Café com Photo nesta quarta (13) e sexta-feira (15)

Terça-Feira, 12/06/2018 | Superintendência de Comunicação .

Os amantes da fotografia têm dois importantes compromissos nesta semana. A Associação de Fotógrafos Profissionais de Angra dos Reis (AFPA) vai promover, nesta quarta (13) e sexta-feira (15), na Casa Larangeiras, o ciclo de palestras Café com Photo, que terá a participação de grandes nomes da fotografia nacional. A entrada do evento, que conta com o apoio da Prefeitura, através da secretaria executiva de Cultura e Patrimônio, é gratuita.
Um dos objetivos da programação é sensibilizar a população para a importância da fotografia e de se obter conhecimentos sobre ela, ainda que para utilização de forma amadora. Outra meta é criar nos angrenses o interesse pela fotografia, a fim de atrair mais participantes para a realização do 1º APW – Angra Photo Week - um evento maior de fotografia, previsto para acontecer em agosto deste ano.

Programação:

Quarta-feira – Dia 13/06/18
Palestra: Fotografia Documental de Viagens, com o fotógrafo Thiago Theo
Horário: 18h30 - Local: Casa Larangeiras
Sobre o palestrante:
Thiago é fotógrafo profissional há 15 anos (mas vive dentro da fotografia desde quando nasceu). Junto com sua esposa, Priscila Rabello (e sua filha Maya), é idealizador da Nossa Escola de Fotografia, um lugar acolhedor e de mergulho fotográfico, com sede no Rio de Janeiro.
Dentre seus principais trabalhos estão a exposição Recortes Atemporais, exibida nacional e internacionalmente (Austrália); a série Um lugar chamado Vietnam e o curta metragem Adapt your mind. Foi fotojornalista da University of Queensland, na Austrália.
Acredita na fotografia como uma ferramenta de mudança social e de autoconhecimento, no poder da troca humana e na transmissão do conhecimento de uma forma horizontal e respeitosa. Assim segue a sua missão de levar a fotografia para mais vidas pelo mundo, deixando um legado de alfabetização visual por onde passa.

Sexta-feira - Dia 15/06/2018
Palestra: Fotojornalismo Documental, com o fotógrafo Severino Silva
Horário: 18h30 - Local: Casa Larangeiras
Sobre o palestrante:
Severino Silva - repórter fotográfico do jornal O Dia, detentor de diversas premiações nacionais e internacionais como o “Prêmio Tim Lopes” 2014 e o “Prêmio Nikon”, em 1992, já expôs seu trabalho tanto no Brasil quanto na Dinamarca e na Alemanha. Foi apontado pelo jornal The Guardian como um dos melhores fotojornalistas brasileiros da atualidade. Exerceu a atividade de fotógrafo nos seguintes jornais: O Globo/RJ, A Notícia/RJ, O Povo/RJ, O Fluminense/RJ e atualmente no Jornal O Dia/RJ.
Prêmios: Interpress 1991; Nikon 1991/92; International Catholic Union of the Press 1992; 6º Salão de Fotografia Finep 1994; Líbero Badaró 1997; Orilaxé 2002; Três vezes finalista no Prêmio Esso 1997, 1999 e 2000; Prêmio da Society for News Design USA na sua 24ª edição em 2002; Duas vezes finalista no Prêmio Vladimir Herzog 2006 e 2012; Prêmio da Agência de Notícia Direitos da Infância - Brasilia 2003.
Exposições: Oslo, Dinamarca; Oi futuro; Banco do Brasil; Seminário de Cultura da U.F.J.F – 2006; Galeria Olho de Águia – Taguatinga; Estação Cabo Branco - João Pessoa - Paraíba.