UPA completa um ano com mais de 63 mil atendimentos

Unidade de saúde funciona 24 horas e atende crianças de zero a 14 anos

Quarta-Feira, 30/05/2018 | Superintendência de Comunicação .

No sábado, 26, a Unidade de Pronto Atendimento Infantil (UPA Agda Maria), completou um ano de funcionamento. Nesse período foram realizados mais de 63 mil atendimentos. A unidade de saúde que funciona 24 horas, em todos os dias da semana, atende crianças de zero a 14 anos de idade.
A unidade de saúde conta, diariamente, com quatro médicos, seis técnicos de enfermagem, dois enfermeiros e um técnico de raio-x. Lá também acontecem os atendimentos odontológicos pediátricos de emergência. Das 7h às 19h, um dentista e um auxiliar de consultório dentário ficam de plantão a serviço da população.
A UPA conta ainda com uma assistente social, que trabalha das 7h às 19h, e uma farmácia 24 horas, com um farmacêutico, além de um auxiliar, que atende os pacientes da própria unidade de saúde e também a emergência do Hospital Geral da Japuíba (HGJ).
Na clínica pediátrica foram realizados neste primeiro ano 63254 atendimentos; atendimentos odontológicos foram 3093; os exames laboratoriais chegaram a 9710, além de 2118 internações ou repouso.
Na farmácia, foram atendidas 81.396 receitas, entre adultos e crianças. Os medicamentos com mais saída são os antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios. Ainda são disponibilizados pomadas, antialérgicos, corticóides, antifungicos e sais de reidratação. A farmácia também fornece medicamentos injetáveis para os pacientes pós consultas médicas ou que ainda precisam ficar em observação ou internados. Para esse grupo, os remédios mais utilizados são os analgésicos, antitérmicos, antibióticos e soros.
- Fico muito feliz em ver a UPA Infantil Agda Maria funcionando. Quando assumimos a Prefeitura, o prédio estava abandonado, tinham cedido para a PM e nem para abrigar a Polícia Militar serviu de tão destruído que estava. Hoje a UPA Infantil é uma realidade e toda vez que vejo um usuário elogiando o atendimento, compensa todo o esforço que tivemos para colocar para funcionar esta unidade, tão importante para a população – declarou o prefeito, agradecendo o empenho de todos os funcionários.

Secretarias relacionadas: Saúde