Sede provisória da unidade de saúde de Jacuecanga é entregue

Espaço foi aberto na manhã de hoje pelo prefeito

Sábado, 26/05/2018 | Superintendência de Comunicação .

Na manhã deste sábado (26), o prefeito entregou para a população do 3º distrito a unidade provisória de saúde de Jacuecanga, que vai atender a comunidade enquanto a sede permanente é completamente reformada.
O novo espaço, que fica localizado na Rua Conde Maurício de Nassau, nº 400, próximo ao GDV, possui quatro andares, inúmeras salas, elevador e pátio externo, e vai acolher o Serviço de Pronto Atendimento 24 horas (SPA), três módulos de Estratégia de Saúde da Família (ESF), o Centro de Especialidades Médicas (Cem), o setor de Odontologia, além da Central de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
- Este novo espaço representa um salto de qualidade no atendimento de saúde do 3º distrito, que possui cerca de 34 mil habitantes. Mas, a principal comemoração do dia de hoje é o início das obras de reforma da unidade permanente de saúde desta comunidade, que deve durar aproximadamente 300 dias – frisou o secretário municipal de Saúde, ao lado do secretário executivo e demais gestores da pasta.
Representantes de diversas associações de moradores da localidade estiveram presentes à cerimônia de entrega e ressaltaram a importância do novo espaço.
- Nossa comunidade está feliz por esta conquista. Em setembro do ano passado, havia rumores de que nossa unidade de saúde seria fechada. Mas, graças a união dos moradores e ao empenho do governo municipal, hoje estamos aqui vendo esse novo espaço abrir suas portas – destacou uma líder comunitária que faz parte do Conselho Municipal de Saúde, representando o 3º distrito.
Na ocasião, o prefeito fez questão de enumerar os avanços do município em relação à saúde e esclareceu que jamais fecharia uma unidade de atendimento à população.
- Reabrimos, há exato um ano, a Upa Infantil Agda Maria, inauguramos o Centro Oftalmológico Saúde no Olhar, no HGJ, e vamos abrir lá também uma fábrica de óculos. Além disso, em breve, vamos realizar um mutirão para 300 cirurgias de catarata e vamos fazer quantos outros forem necessários. Com gestão, ainda normalizamos o estoque de medicamentos das farmácias. Ainda estamos buscando, junto ao Ministério da Saúde, trazer para Jacuecanga e para o Parque Mambucaba Unidades de Pronto Atendimentos (UPA) para melhor atender aos munícipes – frisou, antes de continuar:
- Jamais pensamos em fechar a unidade de saúde deste bairro. Ao contrário, minha marca é reabrir e abrir novas unidades. Esse espaço é de suma importância para toda a população do 3º distrito, enquanto sua sede é reformada. Peço aos profissionais de saúde que busquem excelência no atendimento para que possamos melhorar a qualidade de vida de todos aqueles que dependem do sistema público de saúde – disse o prefeito, ressaltando que o Frade passará pelo mesmo processo, enquanto seu Serviço de Pronto Atendimento (SPA) for reformado.
As novas instalações da sede provisória, os enfermos que nela serão atendidos e os profissionais de saúde que atuarão na unidade receberam uma bênção especial do Padre Gilberto, da Paróquia Santíssima Trindade, situada no bairro.
- Em meio a uma crise financeira generalizada, só podemos agradecer ao prefeito Fernando Jordão por, mais uma vez, atender uma necessidade do 3º distrito – destacou o sacerdote, antes de abençoar o local com água benta.
A cerimônia de entrega da sede provisória da unidade de saúde de Jacuecanga foi prestigiada também por vereadores.