Dia Nacional de Luta Antimanicomial será comemorado

Uma vasta programação será realizada nesta quinta-feira (16)

Terça-Feira, 15/05/2018 | Superintendência de Comunicação .

O dia 18 de maio marca, no Brasil, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Este ano, a Prefeitura de Angra, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (Capsi, Caps AD e Caps 2), vai realizar um dia inteiro de atividades para lembrar a data. A programação vai acontecer amanhã (16) no Capsi, que funciona na Rua Silvio de Castro Galindo, nº 2, Balneário
Na ocasião serão realizadas diversas atividades como oficinas de arte e música e apresentação teatral. Haverá ainda exposição de trabalhos realizados com os alunos, jogos de tabuleiros, ping-pong, totó, pula-pula, pintura de rosto, etc. Toda a programação contará com a participação dos usuários e seus familiares.
O Dia Nacional de Luta Antimanicomial foi instaurado em 1987 na cidade de Bauru, durante o Congresso de Trabalhadores de Serviços de Saúde Mental e deu visibilidade ao Movimento da Luta Antimanicomial, adotando o lema “Por uma sociedade sem manicômios“ e inaugurando uma nova trajetória da proposta de Reforma Psiquiátrica Brasileira.
Seus objetivos são, desde então, propor não só mudanças no cenário da Atenção à Saúde Mental, mas, principalmente, questionar as relações de estigma e exclusão que social e culturalmente se estabeleceram para as pessoas que vivem e convivem com os “transtornos mentais”. Desde então, a participação de usuários de serviços de Saúde Mental e seus familiares se tornou característica deste movimento.

Programação:

Dia 16/ 05/ 2018 - das 10h30 às 16h30

10h30 – Oficina de Artes com pintura, bordado e reciclagem (Capsi)
14h – Apresentação teatral (Caps 2)
15h – Apresentação musical (Caps AD)
15h30 – Oficina de Música (Capsi)

Secretarias relacionadas: Saúde