Blitz educativa abre programação do Maio Amarelo

Durante todo o mês, atividades vão conscientizar motoristas, pedestres e ciclistas sobre um trânsito mais seguro

Quinta-Feira, 10/05/2018 | Superintendência de Comunicação .

Conscientizar a sociedade sobre os perigos do trânsito e chamar a atenção para o grande número de mortos e feridos nas estradas, este é o objetivo do movimento nacional conhecido como Maio Amarelo, que neste ano tem como tema “Trânsito Seguro, Direito de Todos”. Em Angra dos Reis, a programação, promovida pela Prefeitura, através da Superintendência de Trânsito, teve início na manhã desta quinta-feira, 10, com uma blitz educativa na Praia do Anil.
Cerca de 600 condutores foram abordados pelos agentes de trânsito e receberam informativos contendo dicas para um trânsito seguro, como atenção às sinalizações, a necessidade do uso de cinto de segurança, não falar ao celular ao dirigir, respeitar a velocidade máxima permitida, dentre outras. Os motociclistas receberam orientações específicas, dentre elas a necessidade do uso de roupas adequadas, o uso do capacete com selo do Inmetro, e o cuidado para não transportar crianças menores de sete anos que não consigam manter sua própria segurança.
A ação foi aprovada pelos motoristas que participaram da blitz.
- Eu moro em Angra há 35 anos, venho sempre ao Centro da cidade, e posso dizer que o trânsito tem feito um bom trabalho – destacou Gelson Ferreira Pimentel.
Opinião parecida teve a condutora Alba Lessa.
- Esse tipo de programação é muito importante porque muitos motoristas não costumam respeitar as leis de trânsito e com isso ocorrem acidentes. Se todo mundo fizer a sua parte, vai melhorar bastante – acredita ela.
O superintendente de Trânsito lembrou que as atividades realizadas em prol de um trânsito mais seguro são constantes.
- A superintendência não trabalha a educação no trânsito somente no mês de maio, mas em todos os dias do ano. Neste Maio Amarelo, estamos promovendo palestras nas escolas, com o intuito de que os alunos passem para os pais as informações. Também estamos realizando blitz educativas, com abordagem de assuntos importantes, como direção defensiva e o perigo da associação do álcool e direção – explicou.
A programação continua no próximo dia 17, quinta-feira, com palestras informativas para os alunos da Escola Municipal Cecília Mara Edileus Vieira, no Grataú. No sábado, dia 19, na parte da manhã acontecerá um simulado de acidente da Rua do Comércio, em frente à Praça da Igreja Matriz.
- O dia 19 será o ápice da programação do Maio Amarelo. Neste dia, vamos montar, na Praça da Matriz, um acidente de trânsito, com vítima, envolvendo um carro e uma motocicleta. A escolha do local foi estratégica, pois é movimentado. O objetivo é chamar a atenção da população para a necessidade de atitudes que promovam um trânsito seguro para todos – detalhou o agente de trânsito, acrescentando que a ação será realizada em parceria com a secretaria de Saúde e o Instituto de Apoio e Gestão à Saúde (Iages).
As atividades do Maio Amarelo continuam no dia 22 de maio, terça-feira, quando uma ação educativa da Superintendência de Trânsito, em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran), será realizada, das 9h às 12h, com palestras sobre direção defensiva, a pedido de algumas empresas do município.
A programação será finalizada no dia 29 de maio, terça-feira, de 9h às 11h, com uma blitz educativa na Avenida Raul Pompeia, esquina com a Avenida Júlio Maria. O evento contará com distribuição de material informativo e brindes promocionais aos pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.