Sábado será o Dia D da campanha contra a Gripe Influenza

21 unidades de saúde do município estarão abertas, das 9h às 16h, para a imunizar a população

Quarta-Feira, 09/05/2018 | Superintendência de Comunicação .

No próximo sábado, 12, será o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza. Em Angra dos Reis, a Prefeitura de Angra, por meio do departamento de Saúde Coletiva da secretaria de Saúde, organiza a estrutura da imunização.
Vinte e uma unidades de saúde do município estarão de portas abertas, das 9h às 16h, para aplicar a vacina: Marinas, Balneário, Cem Centro, Carioca, Encruzo, Morro da Cruz, Belém, Banqueta, Serra D’Água, Japuíba 2, Nova Angra 1, Camorim Pequeno, Camorim Grande, Jacuecanga, Caputera, Cantagalo, Monsuaba, Bracuí, Frade 2, Parque Mambucaba 4 e Parque Mambucaba 6.
O público-alvo da imunização é formado por gestantes, crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, pessoas com mais de 60 anos e mulheres com até 45 dias após o parto. Pacientes crônicos, profissionais de saúde, professores das redes pública e privada, quilombolas e indígenas também fazem parte do grupo prioritário, porque estão mais suscetíveis ao contágio.
A vacina imuniza contra três subtipos de gripe que têm mais circulação no inverno: A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B.
- A vacina contra a gripe Influenza é realizada anualmente porque a imunidade dura aproximadamente este período. É importante dizer que esta é uma prevenção segura e efetiva contra as complicações da síndrome gripal, que pode evoluir para uma síndrome aguda grave e até o óbito – destacou o diretor de Saúde Coletiva.
A vacina de imunização contra a gripe Influenza é contra-indicada para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.
A Campanha Nacional de Vacinação continua até o dia 1º de junho em todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Angra dos Reis, de 8h30 às 17h. A expectativa é que, durante a campanha, 33.500 pessoas sejam imunizadas contra a Gripe Influenza no município.