Campanha contra a Gripe Influenza segue até 1º de junho

Campanha contra a Gripe Influenza segue até 1º de junho

Sexta-Feira, 04/05/2018 | Superintendência de Comunicação .

Mais de 6.315 doses de vacina contra a gripe Influeza foram aplicadas no município de Angra dos Reis, nos primeiros quatro dias da Campanha Nacional de Vacinação, coordenada pelo Ministério da Saúde, que teve início em 24 de abril. As doses imunizam contra três subtipos de gripe que têm mais circulação no inverno: A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B.
O público-alvo da campanha é formado por gestantes, crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, pessoas com mais de 60 anos e mulheres com até 45 dias após o parto. Pacientes crônicos, profissionais de saúde, professores das redes pública e privada, quilombolas e indígenas fazem parte do grupo prioritário, porque estão mais suscetíveis ao contágio.
O diretor de Saúde Coletiva do município destacou a importância da imunização.
- A imunização é de extrema importância. A vacina contra a gripe Influenza é segura, realizada anualmente, porque a imunidade dura aproximadamente este período. É importante dizer que esta é uma prevenção efetiva contra as complicações da síndrome gripal, que pode evoluir para uma síndrome aguda grave e até o óbito – disse o médico, acrescentando que a vacina está disponível nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) até o dia 1º de junho, das 8h30 às 17h.
O diretor ainda falou sobre o Dia D.
- Nosso dia D de vacinação contra a gripe Influenza será sábado, dia 12 de maio. Nosso objetivo é vacinar, em Angra dos Reis, 33.500 pessoas que fazem parte do público-alvo, durante toda a campanha – explicou.
A transmissão da gripe Influenza ocorre pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar ou falar. Pode ser transmitida ainda indiretamente pelas mãos, após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.
Os principais sintomas da doença são febre, tosse ou dor na garganta, além de dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração (cansaço extremo).
O modo mais eficaz para a prevenção da gripe é a vacina, mas existem algumas ações do cotidiano que ajudam, entre elas manter as mãos sempre limpas (principalmente antes de alimentar-se); usar lenço descartável para limpar o nariz, cobrir a boca e o nariz quando tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal (talheres, garrafas, copos e pratos e evitar o contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.
A vacina de imunização contra a gripe Influenza é contra-indicada para pessoas com alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina e seguir suas orientações. Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore.


1º DISTRITO
- Sapinhatuba 1, Sapinhatuba 2, Balneário, Praia do Anil, CEM Centro (segunda a sexta)
- Sapinhatuba 3 (terça e quinta)
- Marinas (segunda, terça, quinta e sexta)
- Morro da Carioca (terça)
- Morro do Santo Antônio (quinta)
- Morro do Peres e Glória (terça e quarta)
- Morro da Cruz (segunda)

2º DISTRITO
- Nova Angra (segunda a sexta)
- CEM Japuíba, Serra D’Água e Gamboa (terça, quarta e quinta)
- ESF Japuíba, Campo Belo, Encruzo da Enseada (quinta)
- Areal 2 e Belém (terça e quarta)
- Banqueta (quarta)

3º DISTRITO
- Camorim Grande 1 e 2, Caputera (terça, quarta, quinta)
- Camorim Pequeno e Petrobras (quarta)
- ESF Jacuecanga 1, 2 e 3 (terça a sexta)
- Monsuaba (segunda e quarta)
- Portogalo (terça)
- Cantagalo (segunda a quinta)

4º DISTRITO
- Frade Praias (quinta)
- Frade II (terça e quarta)
- Bracuí/ Santa e Rita (terça e quarta)
- Praia Brava (segunda a sexta)
- Vila Histórica (terça e quinta)
- Boa Vista (segunda e quarta)
- Módulo I (quarta)
- Módulo II (quarta, quinta e sexta)
- Módulo III (segunda a sexta)
- Módulo IV (quarta)
- Módulo VI (segunda)

5º DISTRITO
- Abraão, Pequenas Praias (Araçatiba, Enseada das Estrelas, Longa e Praia Vermelha)
- Matariz
- Provetá
Para obter mais informações e tirar dúvidas, a população pode ligar para o (24) 3377-7849 e falar com os agentes da Coordenação de Vigilância Epidemiológica.