Católicos festejam São José Operário

A grande festa em louvor ao protetor dos trabalhadores aconteceu no dia 1º de maio, na Paróquia Santíssima Trindade, em Jacuecanga

Quarta-Feira, 02/05/2018 | Superintendência de Comunicação .

Milhares de fieis católicos participaram nesta terça-feira, 1º de maio, da festa em louvor a São José Operário, considerado o santo protetor dos trabalhadores. Os festejos foram realizados pela Paróquia Santíssima Trindade, de Jacuecanga, que possui uma comunidade cujo padroeiro é o modelo ideal de operário: São José. A Prefeitura de Angra apoiou o evento, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio Histórico e da TurisAngra.
Pouco após às 17h, Padre Gilberto abriu a programação, destacando a grande intenção para a festa de 2018: proteção para os desempregados. Logo após, a Banda do Colégio Naval executou o Hino Nacional Brasileiro. O prefeito participou da atividade religiosa.
- Neste ano, de maneira especial, pedimos a proteção de São José sobre todos os trabalhadores desempregados da nossa cidade. São José poderia ter sido um Zé ninguém, mas se tornou um exemplo de trabalhador, protetor das famílias – destacou Padre Gilberto, agradecendo o apoio concedido pela Prefeitura para a realização da festa.
Depois, uma grande multidão saiu em procissão pelas ruas do bairro, professando sua fé, com cânticos e orações, seguindo os andores com as imagens de São José Operário e Nossa Senhora de Fátima. A procissão contou ainda com a participação da banda dos Arautos do Evangelho, cujos membros vieram de São Paulo e Nova Friburgo especialmente para o momento de fé.
Chegando à Igreja, teve início a Missa Festiva celebrada pelo Pároco padre Gilberto que recebeu, em nome da comunidade, a doação de uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima dos Arautos do Evangelho. No fim da celebração, foram distribuídas lembranças de São José Operário aos fiéis e houve a bênção das carteiras de trabalho.
- Foi emocionante a celebração a São José Operário, organizada pela comunidade católica de Jacuecanga. Parabéns aos organizadores e aos fiéis que compareceram em massa, tornando ainda mais bonita a festa - disse o prefeito.
Terminada a parte religiosa, a comunidade participou de uma quermesse e pode conferir ao show do sertanejo Tiago Oliveira.
- O segredo da festa de São José Operário é que uma festa é feita pela comunidade para a comunidade. Agradeço a todas as pessoas que se dedicaram em mais esta missão – disse Padre Gilberto anunciando o nome dos casais festeiros da festa em 2019: Walter e Daniele (1º festeiro) e Dona Geralda e Sr. Manoel (2º festeiro).
Neste ano, a festa de São José Operário começou no dia 22 de abril, quando teve início a novena, com a participação de padres convidados. Em cada celebração foram recebidas doações de mantimentos que serão entregues para famílias carentes. A programação ainda contou com apresentações musicais, um grande Show de Prêmios e passeio ciclístico.