Prefeitura conquista UTI Pediátrica para Angra

Os dois leitos ficarão na Santa Casa, que terá a UTI Neonatal ampliada

Quarta-Feira, 11/04/2018 | Superintendência de Comunicação .

Angra dos Reis está prestes a ganhar uma UTI Pediátrica. De acordo com o secretário municipal de Saúde, o governo do Estado vai atender a solicitação do prefeito para que dois leitos sejam instalados na Santa Casa de Misericórdia da cidade. Na reunião ocorrida na Secretaria de Estado de Saúde, na terça-feira (10), o secretário de Estado de Saúde anunciou também a ampliação da quantidade de vagas oferecidas na UTI Neonatal, que passará de seis para 12.
Na próxima quarta-feira (18) haverá uma reunião na Santa Casa, com o prestador do serviço designado pelo Estado e a Secretaria Municipal de Saúde, para fechar os detalhes e pactuar o início das obras de adequação.
- É uma importante demanda da cidade, especialmente pelos leitos de UTI Pediátrica, que não temos. A Prefeitura fez a UPA Pediátrica e agora está agindo pelos leitos de UTI Pediátrica – destaca o secretário de Saúde, lembrando que os custeios dos serviços de UTI Pediátrica e Neonatal serão responsabilidade do Estado.
A instalação da UTI pediátrica foi um compromisso assumido pelo prefeito logo no início do seu governo, após a pequena Agda Maria, de apenas 5 anos, ter morrido de apendicite, por falta de uma UTI pediátrica, em junho de 2016.
- Sempre falei que o meu compromisso, neste primeiro momento de administração pública, é com a saúde e assim estou agindo. Muitos duvidaram da UPA Infantil, que hoje é uma realidade no município. Negociamos as dívidas da prefeitura com os fornecedores e conseguimos licitar e comprar mais de 800 medicamentos para a rede, retomamos as cirurgias eletivas, inauguramos o Centro de Oftalmologia Saúde no Olhar, entre muitas outras ações positivas na saúde. Agora, além de estarmos reformando o HGJ e algumas unidades de saúde, temos mais esta conquista para a população, que é a implantação da UTI Pediátrica e a ampliação da UTI Neonatal - ressaltou o prefeito.
Angra dos Reis é referência regional em UTI Neonatal e passará a ser a única cidade na Costa Verde com UTI Pediátrica.
Além do secretário municipal de Saúde, participaram da reunião com o Estado, um servidor público do Departamento de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulacão da Secretaria Municipal de Saúde; a coordenadora administrativa da Santa Casa; a assessora técnica da Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas e Beneficentes do Estado do Rio de Janeiro e o subsecretário de Estado de Atenção à Saúde.

Secretarias relacionadas: Saúde