Festa do Divino apresenta seu Menino Imperador

João Gabriel Pinto dos Reis, 12 anos, será o Menino Imperador numa das festas mais tradicionais da cidade

Quinta-Feira, 05/04/2018 | Superintendência de Comunicação .

Está quase tudo pronto para mais uma edição da Festa do Divino Espírito Santo em Angra dos Reis, onde a figura do Menino Imperador, que representa o “Império” nas festividades profanas e religiosas, ganha grande destaque.
Neste ano, o Menino Imperador será representado pelo jovem João Gabriel Pinto dos Reis, de 12 anos, morador do Morro da Fortaleza. João faz catequese em sua comunidade, que pertence à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no Centro, e está no sétimo ano do ensino fundamental na Escola Municipal Alexina Lowndes, no Bonfim.
- Estou muito ansioso para a chegada da festa. É uma oportunidade e tanto e também uma sorte, já que fui selecionado através de um sorteio entre os garotos da catequese - disse João, que já se prepara para o dia da coroação.
Desde meado dos anos 90, a escolha da figura do Menino Imperador passou a ser feita por meio de sorteio, dando oportunidade a todas as crianças que frequentam a catequese da Igreja Católica.

Danças Folclóricas
Em 2018, as inscrições para as danças folclóricas da parte profana da festa foram preenchidas com alunos das escolas da rede pública, além de pessoas que procuraram a sede da secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico para inscrição da Dança dos Velhos e Coquinhos.
Já a Dança dos Marujos ficou com os alunos do Colégio Estadual Nazira Salomão, a Dança dos Lanceiros com os estudantes do Colégio Estadual Conde Pereira Carneiro e a Dança das Jardineiras com as alunas do curso normal do Colégio Estadual Arthur Vargas, o Ceav.