Paciente com depressão reage após sessão de musicoterapia

Homem que estava há três dias sem se levantar no HGJ, chegou a cantar e sorrir com a terapia, emocionando a todos

Quinta-Feira, 29/03/2018 | Superintendência de Comunicação .

Você conhece a musicoterapia? Esta técnica que usa a música para auxiliar em tratamentos médicos fez um paciente com depressão levantar, cantar e sorrir ontem (28), no Hospital Geral da Japuíba (HGJ). Jucelino Nunes Silva estava deitado há três dias sem querer levantar e sua reação ao tratamento causou comoção.
“A musicoterapia é uma prática alternativa que permite a pessoas com problemas de saúde mental, explorar sentimentos e fazer mudanças positivas no humor.” – explica a enfermeira do HGJ, Beatriz Bessa que completa: “Ontem foi a primeira vez que fizemos musicoterapia”.
Trabalhos no HGJ com terapia ocupacional começaram na última sexta-feira (23) com pintura, leitura, roda de conversa, além da musicoterapia e outras técnicas. Todos os dias, de 10h às 11h, acontecem atividades.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão afeta 4,4% da população mundial, mais de 300 milhões de pessoas e o Brasil é o país da América Latina com a maior porcentagem de casos, 5,8%. Já foi comprovado cientificamente que técnicas como a musicoterapia ajudam no combate à doença, promovendo qualidade de vida e bem-estar de pacientes.