Palestra marca o Dia do Orgulho SUS em Angra

A data tem como objetivo garantir visibilidade às ações do Sistema Único de Saúde

Quarta-Feira, 21/03/2018 | Superintendência de Comunicação

Ajudar a construir um Sistema Único de Saúde (SUS) melhor. Esse é o principal objetivo do Dia do Orgulho SUS, comemorado em todo o país no dia 21 de março. Em Angra dos Reis, pela primeira vez, a data foi marcada pela palestra “28 anos da criação do SUS: o que conquistamos?”, realizada na manhã desta quarta-feira (21), no Hospital Geral da Japuíba, e que contou com a participação de funcionários da unidade de saúde.
O Dia de Orgulho SUS é um movimento de celebração do SUS como patrimônio público, como bem comum, e busca dar visibilidade a todas as ações que o Sistema Único de Saúde realiza e que, muitas vezes, não são conhecidas pela população.
A intenção é de que o Dia de Orgulho SUS seja um movimento que convoque as pessoas que trabalham, ou que sejam usuárias do SUS, a melhorar o Sistema Único de Saúde e compartilhar suas experiências, ajudando no aprimoramento dos serviços oferecidos.
O dia 21 de março foi escolhido para comemorar o Dia do Orgulho SUS, por ter sido o último dia da 8ª Conferência Nacional de Saúde de 1988, cujo relatório gerou os princípios do Sistema Único de Saúde.