Saúde promove mutirão de exames de imagens

Iniciativa teve início hoje, 21, no Hospital Geral da Japuíba

Quarta-Feira, 21/03/2018 | Superintendência de Comunicação

Uma demanda reprimida de anos anteriores, que soma mais 5 mil exames de imagens (ecocardiograma e ultrassonagrafias diversas), está próxima de chegar ao fim. A Secretaria Municipal de Saúde, através da Secretaria Executiva de Saúde, iniciou, nesta quarta-feira (21), um mutirão que conta com a participação voluntária de quatro médicos, no Hospital Geral da Japuíba (HGJ).
Semanalmente serão realizados 50 ecocardiogramas e 75 ultrassonografias. Ao final do mutirão a intenção é atingir a marca de 3.793 ecocardiogramas e 1.465 ultrassonografias (próstata, vias urinárias, abdominal total, mama, tireóide, partes moles, entre outras).
Funcionários da Secretaria Executiva de Saúde trabalharam de domingo a domingo, no contato com os pacientes para informar sobre o agendamento dos exames. A iniciativa foi comemorada por aqueles que aguardavam na fila para realizar algum dos exames.
- Achei muito bom. São exames importantes para as mulheres e algumas vezes temos que esperar muito, mas não temos esse tempo e no particular o preço é muito alto – avaliou Rosenildes Bispo.
É bom destacar que todos os pacientes participantes do mutirão estão saindo com os resultados dos exames em mãos.
Mutirão à parte, o paciente que necessitar de algum tipo de exame de imagem deve procurar a Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próxima de sua residência e entregar o pedido feito pelo médico. Esse documento será encaminhado para a Secretaria Municipal de Saúde, onde o setor de agendamento local ficará responsável pela marcação.