Glorioso São Benedito é festejado no dia 2 de abril

Este ano, o tema a ser trabalhado é o “Protetor Miraculoso do povo de Angra dos Reis”

Terça-Feira, 13/03/2018 | Superintendência de Comunicação .

Os festejos de São Benedito atraem um grande número de fiéis e a festa acontece em paralelo com a tradição da Semana Santa. O dia para festejar o Santo, é sempre uma segunda-feira após o Domingo de Páscoa, ou seja, este ano, será no dia 2 de abril, quando, às 6h da manhã, o dia começa com a alvorada festiva, na Igreja Matriz, seguido de missa campal e pela tradicional procissão pelas principais ruas do Centro de Angra dos Reis. Neste dia fiéis devotos de São Benedito - considerado o segundo padroeiro da cidade - saem às ruas em cânticos e orações, agradecendo as graças alcançadas ou fazendo algum pedido ao Santo.
O festejo conta ainda com barraquinhas e parque de diversão, que serão montadas ao lado do Centro de Informações Turísticas, na Praia do Anil do dia 29 de março a 8 de abril.
Segue abaixo toda a programação da Festa de São Benedito, que é uma realização da Irmandade de São Benedito de Angra dos Reis, instituída no século XVII, no Convento São Bernardino de Sena da Cachoeira, e atualmente sediada na Igreja de Santa Luzia, com apoio da Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio (SECUP) e da Fundação de Turismos (TurisAngra).


Programação

Solene Tríduo preparatório na Igreja de Santa Luzia

Dia: 20/03/2018 terça-feira - 1º Dia do Tríduo às 19h30

Tema: ‘‘São Benedito ajude-nos alcançar a paz no mundo e em nossa cidade’’
Patrocínio: Irmandade São Benedito, Apostolado da Oração, Com. N. Srª. de Fátima da Praia do Anil e RCC

Dia: 21/03/2018 quarta-feira - 2º Dia do Tríduo às 19h30

Tema: ‘‘São Benedito, o santo que se vestiu da pobreza e da humildade’’
Patrocínio: Ordem Franciscana Secular, cursilho de Cristandade, Com. Menino Jesus de Praga e Com. Santo Antônio.

Dia:22/03/2018 quinta-feira - 3º Dia do Tríduo às 19h30
Tema: ‘‘São Benedito, devotíssimo do Santo Rosário’’
Patrocínio: Ordem Terceira do Carmo, Congregação Mariana, com. N. Srª. do Carmo e Profeta Elias e com. N. Srª. da Lapa.

Dia: 25/03/2018 - Domingo de Ramos - Levantamento dos Mastros

Às 16h Celebração na Igreja de Santa Luzia seguida da Procissão até o Largo da Matriz, onde serão erguidos como de costume os Mastros com as efígies de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, na presença da Irmandade, dos Juízes do Mastro, da Secular imagem do Glorioso São Benedito e fiéis e devotos.

Dia: 01/04/2018 - Domingo de Páscoa - Imposição das Insígnias e Coroação do Rei e da Rainha

Às 18h será celebrada a Missa solene de Páscoa no Convento do Carmo, com imposição das insígnias dos novos irmãos e irmãs da Irmandade, dos Juízes festeiros do ano de 2018 e a coroação do Rei e da Rainha.

Dia da Festa

Dia: 02/04/2018-segunda-feira de São Benedito - feriado municipal

Às 6h Alvorada festiva com repicar de sinos, espocar de foguetes, banda de música e congadas anunciando a festa.

Às 7h Café da manhã no Clube Comercial

Às 7h30 Santa Missa em intenção das almas dos Irmãos falecidos e benfeitores da irmandade na Igreja Matriz.

Solene Missa

Às 10h será celebrada, na Igreja Matriz, a Solene Missa cantada e incensada com a presença da Irmandade, sacerdotes convidados, Juízes da festa, Corte de São Benedito e população Católica. Após a Missa distribuição dos pães bentos, lembranças dos festejos e retorno da Irmandade para Igreja de Santa Luzia.

Às 12h recepção dos Juízes da festa com almoço festivo no Convento do Carmo com corte do bolo e distribuição de doces.

Às 16h Missa de Ação de Graças na Igreja Matriz.


Tradicional Procissão

Às 17:00h saíra da Igreja Matriz a Solene Procissão com a Relíquia do Santo Lenho de Jesus Cristo, as imagens de N. Srª do Rosário, Menino Jesus e do Glorioso São Benedito juntamente com sua relíquia, seguindo o itinerário de costume, logo após TE DEUM (Ação de Graças) na Igreja Matriz pelas festividades do corrente ano e queima de fogos.

Dia: 08/04/2018 - Domingo de Páscoa - Descimento do Mastro

Às 16:00h será arriado os mastros de São Benedito e N. Srª do Rosário na presença da venerável Irmandade, Juízes do Mastro Secular imagem de São Benedito e fiéis e devotos. Em seguida retornarão em procissão para igreja Matriz encerrando assim os tradicionais festejos do ano.