Baixa procura pela vacina contra a febre amarela preocupa

Secretaria de Saúde, que chegou a aplicar 9 mil vacinas em um dia, vacinou 1.613 pessoas no Dia D, no último sábado

Terça-Feira, 06/03/2018 | Superintendência de Comunicação .

O Dia D de vacinação contra a febre amarela aconteceu no último sábado (3). A ação foi proposta pelo Governo do Estado e as cidades fluminenses se organizaram para atender a população, inclusive Angra dos Reis. A Secretaria de Saúde disponibilizou 32 postos em todos os Distritos da cidade, além de realizar o trabalho de porta em porta, que é quando uma equipe da Secretaria se desloca até residências remotas para convencer os moradores a se imunizarem.
Ao todo, no sábado, 1.613 pessoas foram vacinadas. Com isso, 78,9% da população angrense está protegida contra a febre amarela. O objetivo da Secretaria de Saúde é imunizar 100% do público-alvo, mas é importante que a população colabore e se conscientize do risco que a febre amarela representa.
De acordo com especialistas o índice de mortalidade da febre amarela é de 50%. Muito maior do que a dengue, por exemplo, que possui um índice de mortalidade de 1%, ou a dengue hemorrágica que mata 10% das pessoas infectadas.
Apesar da redução da procura pela vacina, a campanha da Secretaria de Saúde apresenta bons números. No início do ano apenas 31.796 do público havia se vacinado (16,3% da população), agora já são 151.316 imunizados. Atualmente o município tem 25 casos confirmados de febre amarela, sendo 12 óbitos.