Doe sangue e depois tome a vacina contra a febre amarela

Estoque do Hemonúcleo está abaixo do ideal e precisa de doadores. O cidadão pode realizar a doação de sangue e logo após se vacinar

Quarta-Feira, 07/02/2018 | Superintendência de Comunicação .

A Prefeitura de Angra alerta à população sobre o baixo estoque de sangue no Hemonúcleo Costa Verde, no Hospital Geral da Japuíba (HGJ). Há uma necessidade urgente de doadores e essencialmente nesse período de carnaval a disponibilidade de pessoas na doação de sangue é muito importante para que haja um aumento no estoque do Hemonúcleo.
A prefeitura também recomenda à população, sempre solidária no ato da doação de sangue, que vá até o Hemonúcleo, faça a doação, e logo após tome a vacina contra a febre amarela, que está sendo aplicada também no HGJ diariamente. É importante ressaltar que quem já tomou a vacina só pode doar sangue antes após completar quatro semanas.
A campanha para as pessoas se vacinaram contra a febre amarela continua em vários postos de saúde. Outro aviso importante se refere a algumas recomendações como: quem estiver em locais de risco, como a Ilha Grande, por exemplo, devem esperar por um mês antes de realizar a doação de sangue. O mesmo vale para quem viajou para os municípios com casos comprovados como Valença, Petrópolis e frequentou áreas de mata.
Entretanto, quem acabou de doar sangue, pode se vacinar contra a febre amarela. No HGJ, o doador já sai do banco de sangue com uma senha para ter prioridade na vacinação. O estoque está abaixo do ideal e todos os tipos de sangue são bem-vindos. Para doar tem que ter entre 16 e 69 anos (16 e 17 somente com o responsável), pesar mais de 50kg, estar bem de saúde. Não esquecer de levar documento de identidade oficial com foto. Durante o carnaval, não estará sendo feita a coleta de sangue. A coleta terá uma pausa nessa sexta-feira e retornará na quinta-feira, após o carnaval.