Mudança nos critérios para vacinação

A partir de agora, gestantes, idosos e mulheres amamentando crianças maioresde 9 meses podem ser vacinadas

Quarta-Feira, 07/02/2018 | Superintendência de Comunicação .

Com o objetivo de imunizar o maior número possível de pessoas e evitar uma epidemia de febre amarela, a Secretaria Estadual de Saúde recomenda a ampliação da vacinação contra a febre amarela para gestantes, idosos e mulheres amamentando crianças maiores de 9 meses. Neste cenário, a vacinação passa a ser feita para toda a população a partir de 9 meses. No caso das mulheres amamentando deve-se suspender o aleitamento por 10 dias após a vacinação.
Continuam contra-indiciada para a vacina, as pessoas nas seguintes condições: portadora de doenças como a do Timo (Miastenia gravis, Timoma); transplantados de órgãos sólidos; doença de Addison; indivíduos com história de reação anafilática relacionada a ovo de galinha e seus derivados; indivíduos com imunossupressão por doença ou em tratamento atual: radioterapia, quimioterapia, uso de imunomoduladores ou de corticóides em doses de 2mg/dia para crianças e 20mg/dia para adultos, por mais de 14 dias; indivíduos em uso dos medicamentos Infliximabe, Etanerccepte, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacept, Belimumabe, Ustequinumabe, Canaquinumabe, Tolcilizumabe, Ritoximabe, Azatioprina, Ciclofosfamida.
Parcerias para ampliar a oferta de vacinas
Para ampliar o número de pessoas atendidas e facilitar o acesso à vacina contra a febre amarela, a Secretaria de Saúde realiza parcerias com algumas instituições do município. Os acordos funcionam da seguinte forma: a Secretaria sede vacinas às empresas que contratam um (a) enfermeiro (a) para aplicar as doses em seus funcionários. Assim, as pessoas se vacinam com mais facilidade sem gerar custos extras para a Prefeitura.
Brasfels, Eletronuclear, Vila Galé, Shopping Pirata’s, Technip, UNIMED, Santa Casa e OAB já estão participando deste acordo. Além dessas organizações, o Iate Clube Aquidabã também irá promover vacinação em associação com a Secretaria de Saúde de forma aberta ao público. Além disso, os postos fixos de vacinação estão funcionando diariamente, incluindo os finais de semana e alguns, em horários estendidos.