IPTU: pagamento, descontos e dúvidas freqüentes. Saiba mais

Se você ainda não recebeu seu carnê do imposto faça a retirada pelo site ou na sede da Prefeitura de Angra

Quinta-Feira, 25/01/2018 | Superintendência de Comunicação .

A Secretaria de Finanças oferece uma série de possibilidades para descontos no pagamento do IPTU. Os carnês foram entregues pela própria Prefeitura e podem ser pagos em até 10x sem juros, mas quem optar por pagar a vista até o dia 2 de fevereiro tem 10% de desconto. Em caso de não recebimento, o carnê pode ser retirado através do site angra.rj.gov.br ou presencialmente na sede da Prefeitura de Angra na Praça Nilo Peçanha, nº 8, no Centro.
Além do desconto no pagamento em cota única, é possível obter um crédito no pagamento do IPTU através do cadastramento do IPVA. Esse cadastro acontece sempre até o mês de outubro do ano anterior. De acordo com o secretário de Finanças, esse crédito pode chegar até 50% do valor do imposto.
O IPTU é uma importante forma de arrecadação da prefeitura para custear despesas com serviços públicos. O dinheiro pode ser usado em áreas como saúde, educação, segurança e infraestrutura e o não pagamento deste imposto dificulta a execução desses trabalhos.

Algumas dúvidas freqüentes:

O que é IPTU?

IPTU significado Imposto Predial Territorial Urbano e é aplicado para pessoas que recebam pelo menos alguns dos serviços públicos como água encanada, iluminação pública, escola e posto de saúde.

Como é calculado o valor?

Resumidamente o valor do IPTU é calculado com base no valor do imóvel. Em caso de discordância do valor cobrado é possível solicitar uma revisão, para isso deve-se procurar primeiramente o Setor de Cadastramento, localizado na Praça Nilo Peçanha, próximo à sede da Prefeitura.

Não sou o proprietário, apenas inquilino, devo pagar este imposto?

Nestes casos prevalece o que está estabelecido no contrato de locação.

Não sou mais o proprietário do imóvel, mas o carnê veio em meu nome. O que devo fazer?
Em caso de venda do imóvel é necessário que o comprador regularize a nova situação junto a Prefeitura. O antigo proprietário pode solicitar a atualização da cobrança, o primeiro passo também é procurar o Setor de Cadastramento.