Angra chega a 16.837 pessoas vacinadas em apenas quatro dias

Cidade vacinou somente nesta quinta-feira, 8.524 pessoas. Em apenas um dia, número ultrapassa o total registrado nos três primeiros dias da campanha

Quinta-Feira, 18/01/2018 | Superintendência de Comunicação .

A vacinação contra a Febre Amarela em Angra dos Reis prossegue com uma grande adesão da população, que cada dia que passa vai mais aos postos de saúde tomar a vacina. Só nesta quinta-feira, 18, 8.524 pessoas foram vacinadas em 14 locais agendados para a aplicação da dose no continente e mais o posto de Provetá, na Ilha Grande.
Em apenas um dia, número desta quinta-feira ultrapassa o total registrado nos três primeiros dias da campanha, 8.313, somando os dias 15,16 e 17 de janeiro, segunda, terça e quarta-feira. Os moradores de Angra estão respondendo ao chamamento de ir aos postos de saúde para tomarem a vacina da Febre Amarela e nos quatro primeiros dias da campanha 16.837 pessoas foram aos locais de vacinação em diversos bairros do município.
Esse número, em tão pouco tempo, é maior do que 50% do total de pessoas que tomaram a vacina no ano todo de 2017, 31.796. Portanto, quase 50 mil pessoas do município, 48.633, já tomaram a vacina contra a Febre Amarela, do ano passado para cá, fora quem já tomou a dose em anos anteriores, totalizando mais de 65 mil pessoas imunizadas, desde que há registros da vacina na cidade.
Nesta quinta-feira, 18, os maiores movimentos registrados foram no ESF Nova Angra 1, com 1.093 pessoas vacinadas, no ESF Belém, onde 1.059 receberam a vacina e no ESF Frade, com 801 sendo vacinadas. Somando os postos da Grande Japuíba o número chegou a 3.548 doses, quase metade do total de doses aplicadas da agenda do dia no município.
A Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Saúde, tranquiliza a população, pois há quantidade de vacinas suficientes para a sequência da campanha nos próximos dias e semanas. Há estoque suficiente de vacinas em Angra, todas as unidades estão abastecidas e a campanha vai continuar sem prazo para terminar. Hoje, quinta-feira, a cidade recebeu mais 30 mil doses da Secretaria de Estado de Saúde, do governo estadual, reforçando ainda mais o estoque.

Se vacinar é muito importante

É de extrema importância que as pessoas tomem a dose da vacina e venham a se imunizar quanto à doença. Devem ser vacinadas pessoas entre nove meses e 60 anos de vida. Maiores de 60 anos só podem ser vacinados com recomendação médica. A vacina é contraindicada a gestantes, imunodeprimidos, pessoas alérgicas a gema de ovo, e a mães que estão amamentando crianças até seis meses.

Agenda de vacinação

A vacinação segue nesta sexta-feira, 19 e também no sábado, 20, em postos volantes, com a seguinte agenda de locais, dias e horários:


Sexta-Feira, 19/01

1º Distrito:
ESF Santo Antônio
ESF Balneário (Manhã)
CEM Centro
ESF Sapinhatuba 2 (Manhã)

2º Distrito:
ESF Campo Belo 1
ESF Serra D‘Água
Hospital Geral da Japuíba (das 18 às 22h)

3º Distrito:
ESF Jacuecanga

4º Distrito:
ESF Parque Mambucaba 6
ESF Bracuí

5º Distrito:
Demais praias serão vacinadas com barco volante e haverá uma divulgação antes para avisar aos moradores.


Agenda volante:

Sábado - dia 20/01 - das 8h30 às 16h
Praça Codrato de Vilhena (Praça do Papão) - Centro
Praça do Campo da Porteira – Japuíba
Praça Gelson de Souza Village- Centro Comercial – Jacuecanga
Santa Rita do Bracuí - Em frente ao Mercado da Praia
Vila do Abraão

Confira a agenda completa de vacinação para o mês de janeiro e para os sábados dias 27 de janeiro, 3 e 17 de fevereiro, no site da prefeitura, www.angra.rj.gov.br.


O que é a febre amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa.
Os macacos não transmitem a doença aos humanos. Os macacos podem representar um alerta às autoridades quanto à incidência da doença. Isso porque esses animais também são vulneráveis ao vírus, e a detecção de infecções em macacos ajuda na elaboração de ações de prevenção da doença em humanos.
Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.
A melhor forma de evitar é por meio da vacinação. A vacina está disponível, gratuitamente, nas Unidades de Saúde. Pessoas de 09 meses a 59 anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas. A vacina é contraindicada a gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo.