Prefeitura lança conta online do Saae

Novo sistema vai agilizar o serviço para a população

Quarta-Feira, 10/01/2018 | Superintendência de Comunicação .

A Prefeitura de Angra dos Reis lançou o sistema “Conta Online”, que vai agilizar os procedimentos de leitura de consumo da água, a emissão da conta e seu envio aos clientes do Serviço Autônomo de Captação de Água e Tratamento de Esgoto (Saae). A solenidade ocorreu no Salão Nobre da sede da prefeitura, na manhã desta quarta-feira, dia 10. O prefeito destacou que o novo sistema será muito positivo para os moradores, porque será automatizado. “Estamos todos muito felizes com a equipe do Saae, com a competência mais uma vez demonstrada hoje”, afirmou.
O presidente do Saae disse que o sistema Conta Online “é um passo importante para a cidade, de acordo com a filosofia do prefeito e do secretário de Governo e Relações Institucionais no sentido de fazer mais pela população, gastando menos”. Ele agradeceu ao empenho de todos os funcionários da autarquia, lembrando que é um trabalho de equipe e que onze leituristas farão o novo trabalho por toda a cidade. Esses profissionais estiveram no lançamento do sistema, acompanhados dos diretores do Saae.
A leitura e impressão simultâneas, feitas pelo funcionário com a inserção dos dados do cliente em um smartphone, permitem em seguida que a conta seja emitida em uma impressora térmica portátil e imediatamente entregue no imóvel. Se o morador estiver presente, poderá, se for o caso, comparar o valor com o da fatura anterior e comunicar isso ao leiturista, permitindo maior transparência entre a autarquia e seus clientes.
Outra vantagem do Conta Online é a rapidez na emissão das contas. Atualmente o processo que começa com a leitura do hidrômetro e termina no envio da conta pelos correios ou por e-mail dura aproximadamente 60 dias. O Saae informa que com a migração do sistema todos os consumidores receberão duas contas no mês da implementação, uma impressa no modelo antigo e outra impressa online, mas os vencimentos das mesmas terão os intervalos respeitados, isto é, não serão acumuladas e sim com vencimentos em seus meses distintos.
E a partir do segundo mês, a entrega das contas passará a ser feita somente online e com periodicidade mensal. O desafio da equipe do Saae foi ressaltado pelo vice-prefeito, que ressaltou a existência de mais de 60 pontos de captação de água em Angra dos Reis. “A cidade tem um mapa hídrico de grande complexidade e infelizmente a inadimplência por parte dos consumidores ainda está alta”, disse ele. O vice-prefeito deu como exemplo o número de quase 12 mil imóveis de veraneio no Parque Mambucaba, o que dificulta a cobrança pelo consumo da água.
As características do Conta Online, que aliam modernidade, eficácia e agilidade na prestação do serviço foram destacadas pelo secretário de Governo e Relações Institucionais. “É um compromisso desta gestão a eficiência e a modernidade e hoje podemos mais uma vez comprovar isso, com esse sistema do Saae”, afirmou. Ele lembrou também que a presença de representantes da Câmara Municipal de Angra dos Reis é importante, porque, segundo o secretário, “os vereadores têm ajudado ao governo com indicações de serviços, sugestões e críticas construtivas”, nos sentido de melhorar ainda mais a administração pública.
Participaram também da solenidade de lançamento do sistema Conta Online o secretário municipal de Administração, o secretário de Proteção e Defesa Civil e o secretário executivo de Meio Ambiente.

O Saae já tem funcionários para esclarecer toda e qualquer dúvida para os moradores, em suas regionais ou na própria sede:

• JAPUÍBA: Rua Francelino Alves de Lima, 98 - loja 2, Belém - Telefone: (24) 3368-4965
• FRADE: Travessa Vicente Alves Moreira, 63 - Telefone: (24) 3369-4446
• MAMBUCABA: Rua Mário das Graças Toledo, 204 - Telefone: (24) 3362-3779
• SERRA D‘ÁGUA: Av. Saturnino Braga, Km 7, s/nº - Telefone: (24) 3367-7250
• CAMORIM GRANDE: Rua Irmã Irene, s/nº - Telefone: (24) 3377-7064
• JACUECANGA: Av. dos Trabalhadores, s/nº (em frente ao CEDERJ) - Telefone: (24) 3361-8565
• MONSUABA: Rua Mário Natalino Jordão, s/nº - Telefone: (24) 3361-1225
• GARATUCAIA: Rua João Gomes, s/nº - Telefone: (24) 3368-2139
• ABRAÃO: Av. Nacib Monteiro de Queiroz - Telefone: (24) 3361-9990
• SEDE (CENTRO): (24) 3377-6621, 3377-6551.


Secretarias relacionadas: SAAE