Angra completa 516 anos no dia 6 de janeiro

Tradicional calendário em eventos como a corrida dos Santos Reis, apresentação de Folias de Reis e corte de bolo marca aniversário da cidade

Terça-Feira, 02/01/2018 | Superintendência de Comunicação .

Angra dos Reis vai completar 516 anos no próximo sábado, dia 6 de janeiro, mas a programação de eventos começa na véspera, 5 (sexta-feira), com mais uma agenda especial de aniversário da cidade. As comemorações se iniciam com a tradicional corrida dos Santos Reis na noite de sexta-feira, com largada às 20h30, na Rua Álvaro Pessoa, em frente à Secretaria de Educação, Praça Zumbi dos Palmares, e a chegada se dará também no mesmo local. A previsão é de participação de 700 atletas.
As atividades culturais e folclóricas estão marcadas para a sede da Prefeitura, em frente à Praça Nilo Peçanha, onde a partir das 21h começam as apresentações das Folias de Reis do Quilombo e Estrela Guia, em seguida a participação da Banda do Colégio Naval, e ainda uma apresentação do grupo Quinto Sonido. À meia noite acontece a queima de fogos e o tradicional corte de bolo de aniversário de Angra, com o prefeito abrindo as portas do Palácio Raul Pompéia e convidando os moradores para cantar parabéns para Angra.
Dentro do bolo tem sempre uma moeda e um anel; diz a lenda que quem acha o anel, se não for casado, casará brevemente, e se for casado, será ainda mais feliz no casamento e quem encontrar a moeda vai ficar muito rico. No dia seguinte, 6, a agenda destaca a alvorada festiva às 6 da manhã, com a participação da Banda do Colégio Naval que segue até a Praça 6 de Janeiro, no Morro do Carmo, e lá ocorre o hasteamento das bandeiras, com a execução dos hinos brasileiro e do município.
Logo depois o prefeito participa de um café da manhã na comunidade do Morro do Carmo, e ainda vai à missa festiva de aniversário da cidade, na Igreja Matriz. Ainda no sábado, às 9h, acontece mais uma atividade esportiva, na quadra de esportes do Aterro do São Bento, com a realização do torneio Basquete Street 3x3.


Confira a programação completa:

5 de janeiro – Praça Zumbi dos Palmares
20h30 Corrida de Santos Reis - Largada e chegada na Rua Álvaro Pessoa (em frente à Secretaria de Educação)

5 de janeiro – Praça Nilo Peçanha
21h10 - Quinto Sonido (quinteto de metais)
23h - Folia do Quilombo
23h45 - Banda do Colégio Naval
À meia noite - Folia Estrela Guia, queima de fogos e corte do bolo
00h15 - Banda do Colégio Naval

6 de janeiro - Praça Seis de Janeiro - Morro do Carmo
06h - Alvorada Festival – Participação da Banda do Colégio Naval
08h - Café da manhã na comunidade
09h – Missa, na Igreja Matriz - 516 anos

6 de janeiro - Quadra de Aterro do São Bento
09h - Basquete Street 3x3