Angra dos Reis sedia 13ª edição do Desafio Solar Brasil

O DSB promove e populariza o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a mobilidade urbana

Quarta-Feira, 20/12/2017 | Superintendência de Comunicação .

Começou no último domingo, 17, a 13ª edição do Desafio Solar Brasil (DSB), no Colégio Naval, em Angra dos Reis. O DSB é um projeto de barcos movidos à energia solar que visa estimular o desenvolvimento de tecnologias para aplicações de fontes de energia limpa e renovável, divulgando o potencial dessas tecnologias aplicadas em embarcações de serviços, recreio ou transporte de passageiros.
Este projeto é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, através do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social - NIDES, em parceira com várias instituições de ensino, pesquisa e extensão de todo o Brasil.
O objetivo é promover e popularizar o desenvolvimento de novas soluções tecnológicas para a mobilidade urbana, estimulando a otimização do gerenciamento energético dos sistemas elétricos, eletrônicos, mecânicos, navais e organizacionais das embarcações. O DSB busca contribuir na formação dos alunos participantes na aprendizagem prática de soluções para problemas reais de engenharia, logística, planejamento e comunicação. Como o projeto resulta em uma competição anual de embarcações experimentais movidas a energia solar, as equipes são forçadas a terem um alto desempenho por causa da competição.
O Desafio Solar Brasil ocorre em diferentes cidades do Brasil, em alguns anos houve mais de uma edição. Este ano está sendo realizada a 13ª edição. As equipes participantes do DSB são formadas por alunos, professores e colaboradores de diversas instituições de ensino e empresas atuantes no Brasil. Atualmente existem 18 equipes e 22 embarcações dispostas a participarem da etapa do DSB 2017.
As embarcações estão expostas e acessíveis à visitação, assim como pôsteres dos trabalhos acadêmicos das equipes, vídeos e palestras que são abertas ao público em geral, divulgando para toda população as pesquisas, e trabalhos desenvolvidos com a temática relativa ao projeto DSB. Um dos pontos mais importante do evento é o seminário que ocorre em conjunto com a competição dos barcos.
No último dia do evento, 22, sexta-feira, será realizada uma cerimônia de premiação da regata e das diversas modalidades acadêmicas, além dos vídeos e pôsteres, existem prêmios especiais para as equipes que se destacaram na competição.