Centro Oftalmológico Saúde no Olhar é inaugurado no HGJ

Novo espaço tem previsão de 600 atendimentos por mês e no primeiro trimestre de 2018, o HGJ já estará realizando cirurgias de cataratas

Sábado, 09/12/2017 | Superintendência de Comunicação .

Angra dos Reis tem agora de fato um ambulatório de oftalmologia para cuidar e fazer a prevenção de possíveis doenças na visão das pessoas. Foi inaugurado na tarde desta sexta-feira, 8, feriado no município, dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição, o Centro Oftalmológico Saúde no Olhar, instalado nas dependências do HGJ (Hospital Geral da Japuíba).
Com uma estrutura de três salas para atendimento à população; aparelhos e equipamentos que auxiliam nos diagnósticos, como exames ou meios auxiliares ou complementares de diagnósticos, na intervenção ou no tratamento dos pacientes; recepção e banheiros. A previsão da direção do HGJ, é a de que o centro atenderá em média 600 pessoas por mês, e de que no primeiro trimestre de 2018 as cirurgias de cataratas já comecem a ser realizadas no hospital, mas em um futuro bem próximo, a unidade iniciará cirurgias em outras especializações na saúde dos olhos.
O esforço da Prefeitura de Angra para a instalação do Centro Oftalmológico Saúde no Olhar contou com um mutirão de funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, através da Secretaria Executiva de Serviço Público e da Secretaria Executiva de Obras, Parques e Jardins, que conduziu as obras necessárias estruturais do espaço no HGJ, com o envolvimento técnico de montagem para o atendimento na unidade da Secretaria de Saúde e da Fundação Hospital Geral da Japuíba, com os trabalhos sendo coordenados pela Secretaria de Governo e Relações Institucionais.
Segundo o secretário de Saúde, o serviço a ser prestado no novo espaço têm três prioridades: atender às demandas encaminhadas pelas unidades de saúde da atenção primária; fazer as consultas e avaliações de procedimentos, que atenderão às necessidades cirúrgicas a serem encaminhadas pelo ambulatório, como cirurgias de catarata, por exemplo; e sala de pronto atendimento, que atenderá às urgências, que chegarão ao HGJ. As cirurgias de catarata serão realizadas no centro cirúrgico do HGJ, por oftalmologistas que serão contratados por edital de chamamento público dentro da tabela SUS.
- A nossa meta é firmar parceria com a Apadev (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Angra dos Reis), para que eles estejam inseridos no programa. Além de contribuir significativamente com conhecimento técnico, têm demandas importantes que precisam de agilidade na saúde pública. Nesse sentido, o centro oftalmológico está sendo implantado e será gerido desta forma. O programa Saúde na Escola, também será fortalecido, e envolverá alunos de escolas municipais, que terão dias certos agendados no centro oftalmológico para consultas, disse o secretário.
O prefeito de Angra, disse na inauguração do Centro Oftalmológico Saúde no Olhar, que o município precisava urgentemente ganhar qualidade, eficiência e regularidade no atendimento na especialização da saúde dos olhos. Segundo ele, mesmo diante de tantas dificuldades que a prefeitura ainda atravessa nas questões financeiras e estruturais, o governo municipal está possibilitando uma nova realidade, totalmente diferente da que vinha funcionando até agora no serviço oftalmológico e esse trabalho também tem sido feito em outras especializações no setor da saúde e em demais áreas de atendimento e prestação de serviço à população. “Estamos trabalhando para cada vez mais melhorar o atendimento na saúde de Angra para a população”, frisou o prefeito.
O secretário de Governo e Relações Institucionais, também destacou o empenho do governo em melhorar a saúde do município, e também em outras áreas e frentes de trabalho, e elogiou bastante a capacidade técnica e disposição das equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, por meio dos funcionários da Secretaria Executiva de Serviço Público e da Secretaria Executiva de Obras, Parques e Jardins. “São funcionários dedicados, eficientes, que trabalham com amor ao que fazem, e estão demonstrando a cada obra que conduzem e realizam, competência e muito envolvimento e entendimento quanto às dificuldades que o município ainda atravessa“, disse o secretário de Governo.
Participaram da cerimônia de inauguração do Centro Oftalmológico Saúde no Olhar, diversas autoridades do governo municipal, do poder legislativo, membros da Apadev (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Angra dos Reis), funcionários públicos e populares.