Prefeitura inaugura o Centro Oftalmológico Saúde no Olhar

Espaço no HGJ terá a estrutura necessária para um atendimento com mais qualidade, humanizado e com regulação nos serviços prestados à população

Terça-Feira, 05/12/2017 | Superintendência de Comunicação .

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde e a Fundação Hospital Geral da Japuíba, inaugura nesta sexta-feira, 8, as 15h, dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição, o Centro Oftalmológico Saúde no Olhar, um novo espaço instalado no HGJ, e que terá uma estrutura mais adequada para um atendimento com mais qualidade, humanizado e com a regulação necessária para prestar um serviço melhor para a população.
Segundo o secretário de Saúde, os serviços a ser prestados no novo espaço têm três prioridades: atender às demandas encaminhadas pelas unidades de saúde da atenção primária; fazer as consultas e avaliações de procedimentos, que atenderão às necessidades cirúrgicas a serem encaminhadas pelo ambulatório, como cirurgias de catarata, por exemplo; e sala de pronto atendimento, que atenderá às urgências, que chegarão ao HGJ. As cirurgias de catarata serão realizadas no centro cirúrgico do HGJ, por oftalmologistas que serão contratados por edital de chamamento público dentro da tabela SUS.
“É nossa meta firmar parceria com a Apadev (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Angra dos Reis), para que eles estejam inseridos no programa. Além de contribuir significativamente com conhecimento técnico, têm demandas importantes que precisam de agilidade na saúde pública. Nesse sentido, o centro oftalmológico está sendo implantado e será gerido desta forma. O programa Saúde na Escola, também será fortalecido, e envolverá alunos de escolas municipais, que terão dias certos agendados no centro oftalmológico para consultas.
De acordo com o diretor Técnico/Médico do Hospital Geral da Japuíba (HGJ), para que o serviço seja efetuado de forma eficiente, foi necessário fazer adaptações no novo espaço, que permitissem o acesso dos pacientes sem nenhum contato com os atendimentos de emergência. Os equipamentos que foram instalados no Centro Oftalmológico Saúde no Olhar são os que estavam disponíveis na Escola Municipal de Educação de Surdos (Emes), no Parque das Palmeiras, e no SPA de Jacuecanga, que são: lâmpada de fenda, auto retrator, projetor de opto tipos, refrator de greens, entre outros. O espaço ganhou novo mobiliário e decoração temática humanizada.
“O governo municipal está possibilitando uma nova realidade, uma realidade totalmente diferente da que vinha funcionando até agora no serviço, desta importante especialização em saúde. Estamos trabalhando para cada vez mais melhorar o atendimento na saúde de Angra para a população”, disse o prefeito.