Conselheiros Escolares encerram capacitação

Curso fundamentou-se na ampliação da participação escolar, buscando uma construção coletiva de um projeto educacional no âmbito da escola

Segunda-Feira, 04/12/2017 | Superintendência de Comunicação .

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, através do Departamento de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com o Grupo de Articulação e Fortalecimento dos Conselhos Escolares, realizou no dia 22 de novembro, o último encontro do Curso de Formação de Conselheiros Escolares. Esse ano foi cadastrada uma turma com 46 representantes de Conselhos Escolares das unidades de ensino de diferentes polos regionais do município.
O curso, certificado pelo Ministério da Educação, foi oferecido na modalidade semipresencial, com carga horária de 40 horas, distribuídas em três encontros presenciais e atividades na plataforma online, no período de 2 de outubro a 22 de novembro. Os encontros presenciais aconteceram na Escola de Gestão Pública, situada à Rua da conceição, nº 244, Centro e a capacitação que encerrou o curso, ocorreu no Convento do Carmo, situado à Rua Frei Inácio, Centro.
A capacitação reforça mais uma vez a importância da ampliação da participação da comunidade escolar e local na gestão das unidades de ensino públicas. O curso destinou-se a representantes de responsáveis, estudantes, funcionários e comunidade local, eleitos para compor os diferentes colegiados que atuam na efetivação da gestão democrática da educação.
Além das orientações para que haja um trabalho em cada unidade de ensino, da realização de encontros regulares e ampliados para formação e trocas de experiências entre diferentes colegiados, a capacitação teve como objetivo qualificar a atuação de cada conselheiro para a construção coletiva de um projeto educacional no âmbito da escola, em consonância com o processo de democratização da sociedade. (mec.gov.br-portal.mec.gov.br/programa-nacional-de-fortalecimento-dos-conselhos-escolares).