Capacitação de professores contra desastres naturais

Curso RED é destaque no Brasil e prepara professores e moradores em casos de desastres

Quarta-Feira, 22/11/2017 | Superintendência de Comunicação

Através da educação a Rede de Ensino para Redução de Desastres (RED) capacita professores e moradores de áreas de risco para diminuir as chances de catástrofes naturais. O projeto, que já foi apresentado em congressos nacionais e internacionais, é referência nacional no ensino da temática de desastres. O curso de 2017 foi concluído na manhã desta quarta-feira, 22, no auditório da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil, no São Bento.
O grupo RED é formado por Defesa Civil, Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, Secretária Executiva de Meio Ambiente, UFF (Universidade Federal Fluminense, CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) e outros órgãos.
O professor da UFF, Anderson Sato, comentou sobre a demanda pelo curso: “Percebemos que os educadores do município têm grande interesse em abordar essa temática dos desastres, mas antes não tinham uma formação específica. No ano passado mais de 120 educadores fizeram nosso curso e esse ano nós avançamos para 160 vagas.”
Coincidentemente o CEMADEN, sediado em São José dos Campos - SP, lança hoje um livro e um dos capítulos fala sobre a experiência de Angra dos Reis com a Rede de Ensino para Redução de Desastres.