Ações de Saúde em Situação de Desastres Naturais

Evento será promovido pela Secretaria de Saúde, e abordará conceitos levando em conta a vulnerabilidade socioambiental

Quinta-Feira, 16/11/2017 | Superintendência de Comunicação

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, e da Coordenação de Vigilância Ambiental e Assistência de Controle de Fatores Não Biológicos, promove nos dias 29 e 30 de novembro, 3º Seminário de Ações de Saúde em Situações de Desastres Naturais e Tecnológicos, no Auditório da Escola Professor Júlio César Larangeiras, Rua Délio Gomes Ferreira, 93, Parque das Palmeiras.
O evento tem como objetivo, levar informações aos profissionais de saúde, para que os mesmo se tornem aptos a enfrentar o grande desafio que significam os desastres para o SUS (Sistema Único de Saúde). O seminário vai abordar conceitos levando em conta às ameaças das condições de vulnerabilidade socioambiental e das respostas que devem ser dadas pelo setor de saúde.
É importante toda a população ter conscientização socioambiental em relação à condição real do município, em situações de desastres naturais e tecnológicos. Os moradores devem saber como se portar diante destas situações, e a Saúde é mais um importante parceiro junto à Defesa Civil e tem papel essencial, não só no atendimento às vítimas, mas também de apoio aos trabalhadores.
Há ações que devem ser tomadas tanto na prevenção quanto na resposta. O 3º Seminário de Ações de Saúde em Situações de Desastres Naturais e Tecnológicos vai expor aos participantes as atividades das secretarias de Saúde e Defesa Civil.A inscrição deve ser feitas através de e-mail: ssa.entomologia@angra.rj.gov.br até o dia 27/11/2017. O evento é destinado á Profissionais de Saúde.
Entre os convidados/participantes para o evento estão o Conselho Municipal de Saúde, a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil, CEDECON (Defesa do Consumidor) da Câmara Municipal, CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) do Ministério da Saúde, Ministério Público e IEAR/UFF (Instituto de Educação de Angra dos Reis).