Congresso de Diversidade Cultural e Interculturalidade

Com o tema “Movimentos Sociais, Educação, Sociedade e Luta”. Congresso reúne pessoas de diversas cidades e estados

Segunda-Feira, 13/11/2017 | Superintendência de Comunicação

Entre os dias 9 e 11 de novembro aconteceu o III Congresso de Diversidade Cultural e Interculturalidade de Angra dos Reis. O tema deste ano foi “Movimentos Sociais, Educação, Sociedade e Luta” e os debates, palestras, mostras de cinema e outras atrações foram realizados no Campus da UFF de Angra dos Reis, em Jacuecanga. Cerca de 400 pessoas de diferentes cidades e estados participaram do evento. O congresso é uma iniciativa Intersetorial, sendo realizado pelo Instituto de Educação de Angra dos Reis - IEAR/ UFF, com o apoio da Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e do Departamento de Diversidade e Inclusão.
O objetivo do Congresso foi discutir idéias sobre diversidade cultural e educação e desenvolver profissionais que trabalhem nestas áreas. Neste ano, dez temáticas foram abordadas e debatidas: Educação das relações étnico-raciais; Práticas socioeconômicas, culturais e de saúde alternativas; Territorialidade, sustentabilidade, identidades e comunidades tradicionais; Política LGBT, gênero e sexualidades; Religiões e religiosidades na educação; Direitos humanos e políticas públicas de acesso e permanência na educação de jovens, adultos e idosos; Educação no campo, indígena, quilombola, caiçara, ilhas, sertões e populações itinerantes; Diversidade cultural, inclusão e acessibilidade; Currículo, práticas pedagógicas e interculturalidade; Infância e diversidade.
A Casa Larangeiras recebeu a abertura do III Congresso de Diversidade Cultural e Interculturalidade, com apresentação do Grupo Negritudes, esquete teatral e um esquete musical em Libras, além da mesa de debate sob mediação de Domingos Nobre (UFF Angra dos Reis) e com os convidados Analise de Jesus da Silva (UFMG), Tiago Karai (líder do grupo indígena Comissão Yvirupa) e Vagno Martins da Cruz (Associação de Moradores de São Gonçalo – Paraty).