Festival de Natação reúne atletas experientes e nova geração

Muitas braçadas pelos melhores tempos marcaram o sábado esportivo na piscina do Ceav, com a participação de quase 200 nadadores

Domingo, 12/11/2017 | Superintendência de Comunicação

No último sábado, 11, pela manhã, aconteceu a II Etapa do Festival Municipal de Natação, na Piscina do Ceav, onde reuniu alunos nadadores de diversas faixas etárias dos polos da Prefeitura de Angra, e ainda atletas de academias, entidades e clubes da cidade. E dentro da piscina, muitas braçadas pelos melhores tempos, com todo mundo querendo mostrar seu melhor desempenho e receber sua medalha de participação ao completar a prova de 25 metros.
O festival reuniu um total de 194 nadadores, sendo 116 homens e 78 mulheres, nas categorias Pré mirim (7 anos), Mirim (8 anos), Mirim 1 (9 anos), Mirim 2 ( 10 anos), Petiz 1 (11 anos), Petiz 2 ( 12 anos), Infantil 1 (13 anos), Infantil 2 (14 anos), Juvenil (15 e 16 anos), Júnior (17 a 19 anos), Sénior e Master (20 anos em diante). Os participantes eram do PEC (Programa de Esportes para Crianças) do Ceav e do GDV, total de 172 alunos, da Academia Sheila Klautau, nove atletas, Aquática e Iate Clube Aquidabã, oito alunos, Baratas da Costeira, um nadador, Colégio Naval, um atleta, SuperSub, um nadador, e Clube de Regatas do Flamengo, um atleta.
A nova safra da natação angrense foi a grande maioria dos competidores, mas também de atletas já consagrados participaram do fesrtival, como Diego Mamédio, Delei Vieira, Bruno Freitas, Udmilla Oliveira, entre outros, que foram sem dúvida, um estímulo para a garotada que está começando agora, como o aluno Pedro, 21 anos, que encontrou no esporte, em especial na natação, um instrumento de superação na vida e luta contra o preconceito.
Pedro tem gagueira desde que nasceu, e a prática da natação vem lhe proporcionando muita disposição no enfrentamento de barreiras na vida, socializando-se, encarando com mais disposição a discriminação. Ele confessa que ser um esportista só tem lhe feito bem. E na torcida por todos que participaram da II Etapa do Festival Municipal de Natação, na Piscina do Ceav, estavam os familiares e amigos, que vibravam a cada braçada dos promissores nadadores angrenses.
Entre as ferinhas que se destacaram estavam: Sarah Faria (7 anos), Eduardo Francisco Barbosa (8 anos), Yuri Armond Aguiar (9 anos), Matheus Lara (10 anos), a Beatriz Castro Folgosa (10 anos), Pedro Henrique Ventura (11 anos), Maria Clara Pia Sá (8 anos), Enderson de Souza (13 anos), Matheus Calderoni (12 anos), Thomaz Jordão (14 anos), Ramon Cerqueira (16 anos), Wesley Souza Mesquita (17 anos) e Caio Manoel (18 anos).
O evento foi promovido pela Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, e da Secretaria Executiva de Esportes e Lazer. A agenda da natação em Angra continuará agitada neste mês de novembro, só que desta vez, no mar. No dia 19, vai ocorrer o Desafio Municipal de Águas Abertas, na Praia Grande, e no dia 25, vai acontecer a VI Etapa da Maratona Aquática Estadual Sem Fronteiras, na sede náutica do Cepe, na Vila da Petrobras.
O atleta que quiser participar do Desafio Municipal de Águas Abertas, na Praia Grande, no dia 19, pode se inscrever no site da prefeitura de Angra www.angra.rj.gov.br e mas para participar no dia 25, da Maratona Aquática Estadual Sem Fronteiras, na sede náutica do Cepe, na Vila da Petrobras, não dá mais tempo, pois as inscrições já foram encerradas.