As Canções Que Você Dançou Pra Mim em três apresentações

Espetáculo acontece no Teatro Municipal e foi inspirado na obra do Rei Roberto Carlos para criar a montagem

Quinta-Feira, 09/11/2017 | Superintendência de Comunicação

O espetáculo As Canções que Você Dançou pra Mim, da Focus Cia de Dança, dirigido e coreografado por Alex Neoral, fará três apresentações, no Teatro Municipal, de 10 a 12 de novembro.
A montagem, que está há cinco anos em cartaz e é sucesso de público, foi eleita entre os melhores espetáculos no ranking do jornal O Globo (2011) e Folha de São Paulo (2012). Fazem parte do elenco Carol Pires, Cosme Gregory, Gabriela Leite, José Villaça, J Leandro Rodriva, Marcio Jahú, Monica Burity e Roberta Bussoni.
Tem iê-iê-iê, canções românticas, clássicos de tirar o fôlego, enfim, emoções além do horizonte estão na construção da coreografia As canções que você dançou para mim.
Alex Neoral se inspira na obra do rei Roberto Carlos para criar a montagem que visita as décadas de 1960, 1970, 1980 e 1990 através de muito movimento.
- A escolha por Roberto Carlos surgiu de brincadeiras do elenco que durante as viagens da companhia cantava músicas do rei onde um ia interrompendo o outro, com outra música, a partir de uma palavra comum – conta o diretor e coreógrafo Alex Neoral.
Mais de 70 trechos das composições, sempre na voz do próprio Roberto em suas versões originais em clássicos dos anos 1960 a 1980 compõem As canções que você dançou para mim.
Para Alex o desafio é duplo, mergulhar na obra de um artista tão popular, tão presente no cotidiano dos brasileiros, e colocar tal obra em diálogo com uma arte abstrata como a dança.
- O significado da palavra é muito forte na canção. Procurei usar a literalidade, mas de uma forma inteligente, que não limitasse a dança a uma legenda da letra. Aproveitei as intenções para dar fisicalidade ao movimento e para buscar uma atitude teatral – destaca.
O resultado é uma apresentação que estabelece comunicação direta com os espectadores, o que cria identificação e conquista plateias de diferentes perfis.
Para completar o universo de referências à obra de Roberto Carlos, As canções que você dançou pra mim traz figurinos em tons de azul, que fazem alusão aos modelos e cortes das décadas de 1960 a 1980, com toques contemporâneos.

Sobre a Companhia

A Focus Cia de Dança é uma das mais atuantes e aclamadas companhias do país. Consagrada pela crítica especializada e pelo público, cada vez mais numeroso, a Cia encerrou o ano de 2016 somando 115 apresentações em todo o território nacional e no Canadá, onde participou com quatro trabalhos de repertório no Festival Quarties Danse em Montreal, em setembro. Dirigida e coreografada por Alex Neoral, a Focus recebeu, em novembro/2016, a Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura, a maior condecoração da cultura brasileira que todos os anos agracia artistas e grupos de maior destaque no cenário artístico e cultural do Brasil naquele ano.
Entre 2010 e 2011, a Cia se apresentou em 32 cidades da França destacando a Bienal de Dança de Lyon. No exterior, levou suas obras para Canadá, Estados Unidos, Portugal, Itália, Alemanha e Panamá. No Brasil, para mais 80 cidades, entre capitais e cidades do interior. Em 2007 e 2008 seus trabalhos foram indicados entre os melhores do ano pelo Caderno B, do Jornal do Brasil. Em 2011, o trabalho “As canções que você dançou pra mim” foi eleito um dos 10 melhores pelo Jornal O Globo, e em 2012 pelo Guia da Folha de São Paulo, sendo um dos três melhores pela originalidade e simplicidade na opinião do júri especialista. O espetáculo chega próximo a marca de 300 apresentações e mais de 100 mil espectadores. Em 2014, estreou o espetáculo “Saudade de Mim” em parceria com o Projeto Portinari e João Candido Portinari. Recentemente estreou o espetáculo ” Cinequanon” no Rio de Janeiro.
Desde 2013 a Focus Cia de Dança é patrocinada pela Petrobras.

Serviço

As canções que você dançou pra mim
Focus Cia de Dança
De 10 a 12 de novembro de 2017
Sexta e sábado, às 20h, domingo, 19h
Local: Teatro Municipal
Bilheteria: a partir das 15h, no dia do espetáculo
Informações: 3367-1055