Novo CapsI é inaugurado com festa

Novas instalações do Centro de Atenção Psicossocial Infantil foram apresentadas oficialmente para as crianças, pais e autoridades do município

Quarta-Feira, 01/11/2017 | Superintendência de Comunicação

O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CapsI) está funcionando em novo endereço e suas novas instalações foram apresentadas hoje (1º) para as crianças, pais e autoridades. A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, optou pelo novo endereço para melhorar a qualidade de atendimento do CapsI, além de dar mais comodidade aos seus usuários.
O CapsI preparou uma festa para estrear suas novas instalações. A psicóloga que atua na unidade, conta que as celebrações têm uma função importante no tratamento dos usuários: “Muitas crianças quando chegam aqui não conseguem frequentar festas e outros espaços públicos e com as festas que acontecem aqui elas se acostumam com esse tipo de ambiente e, por conseqüência, vão se inserindo na sociedade”, explicou a psicóloga que trabalha no CapsI desde a sua inauguração em 2008.
O CapsI atende crianças e adolescentes com transtornos mentais graves que podem ser encaminhadas para o Centro das seguintes formas: pela rede de saúde, por encaminhamento da educação especial, por determinação da justiça, pelo conselho tutelar ou espontaneamente, no caso de crianças e adolescentes com problemas com álcool e drogas, e também autistas de até três anos.
Samanta Barra tem uma filha autista que é uma das primeiras usuárias do CapsI em Angra. “Ela entrou aqui ainda bebê e o CapsI acompanhou o crescimento da minha filha. Quando ela não vem pra cá, acaba regredindo em algumas ações. Ela ama este lugar porque aqui não temos uma relação de profissional-paciente, mas sim uma extensão da família”.
A nova sede do CapsI, que foi reformada e adaptada para receber as crianças assistidas pelo Centro, fica localizada na Rua Silvio de Castro Galindo, nº 2, no Balneário.

Secretarias relacionadas: Saúde