Sucesso total na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Atividades, que estão acontecendo na Praça Zumbi dos Palmares, se estendem até amanhã, dia 27

Quinta-Feira, 26/10/2017 | Superintendência de Comunicação

O objetivo principal da Semana da Ciência e Tecnologia, em Angra dos Reis, que é o de criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema, vem sendo alcançado a cada ano que a feira é realizada. Com atividades desde o dia 23, a tenda montada na Praça Zumbi dos Palmares (Praça do Mercado de Peixe) tem ficado lotada em todos os dias. Além disso, o público tem comparecido às palestras e exibição de filmes. O evento é uma organização da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia com a participação de empresas, organizações, universidades, entre outras entidades e órgãos.
No dia de hoje (26), um dos estandes mais procurados pelos visitantes e alunos das redes pública e particular de educação foi o da Unidade de Trabalho Diferenciado – UTD – Altas Habilitades/Superdotação, que contou com a apresentação da equipe do Projeto Robótica de Volta Redonda, da Escola Municipal Rubem Machado. Todos tiveram a oportunidade de conhecer os robôs desenvolvidos pelos alunos do 6º ao 9º ano dessa escola, desde a construção da placa eletrônica que possibilita o comando dos movimentos, à construção de sua estrutura e sua aparência. O trabalho chama a atenção não apenas para a questão eletrônica, mas também para a matemática, habilidades artísticas, língua inglesa, espírito de união e, entre outros, geografia. Os alunos envolvidos no programa, coordenado pela professora Patrícia Ozório (que ministrou uma palestra sobre o tema na noite anterior), já concorreram em competições em várias outras cidades brasileiras tais como Fortaleza, Ubatuba, Recife, São Carlos entre outras e está de malas prontas para Curitiba. O grupo chegou até o Japão, onde participou de entrevistas para utilizando o inglês como língua principal. O coordenador de Ciência e Tecnologia do município de Angra, Samuel Teodoro, vem buscando maneiras de trazer para as escolas que possuem laboratórios, este programa.
A programação continua durante hoje e amanhã, com a exposição dos estandes na tenda, palestras na Casa Larangeiras e exibição de filmes na Sala de Cinema do Teatro Municipal. Confira a seguir:
Dia 26 de outubro – quinta-feira
Exibição de filmes na Sala de Cinema do Teatro, a partir das 9h – “O Primeiro da Classe”, O Preço do Desafio”, CineCederj e PI.
Dia 27 de outubro – sexta-feira
Exibição de filmes na Sala de Cinema do Teatro, a partir das 9h – Uma Mente Brilhante” e CineCederj