Chega a Angra o gás natural canalizado

O fornecimento do gás começará a ser feito pela Japuíba e depois, gradualmente, será expandido para o restante da cidade

Sexta-Feira, 20/10/2017 | Superintendência de Comunicação

O vice-prefeito Manoel Parente e o secretário de Governo e Relações Institucionais, Veníssius Barbosa assinaram a licença para que a CEG Rio, empresa responsável pelo fornecimento de gás natural via tubulação, se instale no município. A estação será implantada em uma área no Belém e em cerca de 30 dias, as famílias do condomínio Minha Casa Minha Vida, que fica próximo à UPA, na Japuíba, poderão optar por receber o gás canalizado, ao invés do botijão.
Paralelo à implantação da estação, que é um projeto piloto, começam, de forma gradual, as obras de extensão, já que a meta é fornecer o gás para todo o município. Segundo o gerente de operações da CEG, Ándre Otoni, o andamento da instalação das tubulações dependerá da demanda: “o projeto inicia pela Japuíba e a ideia é expandir para o restante do município” declarou. Àndre arriscou a prever que em dois ou três anos, o fornecimento já esteja acontecendo no Centro da cidade.
O trabalho de licenciamento foi feito rapidamente, através de uma força tarefa que reuniu as secretarias de Governo, Desenvolvimento Econômico e a Secretaria Executiva de Meio Ambiente. “É de fato um marco para o município de Angra dos Reis, pois não temos dúvidas da importância da vinda da CEG Rio para a cidade”, enfatizou Veníssius Barbosa. O vice-prefeito ressaltou a questão ambiental no projeto. “O gás canalizado vai beneficiar muito a população, principalmente o parque industrial e o que é melhor, sem causar danos ao meio ambiente”, frisou o vice-prefeito.
O gás natural é um combustível limpo, que proporciona economia e conforto para o usuário. Há muitas possibilidades de uso do gás natural que a população ainda desconhece. É possível, por exemplo, gerar energia para grandes empreendimentos e indústrias ou utilizar o gás natural como combustível em aparelhos que normalmente funcionam com energia elétrica.