Secretaria de Agricultura fará Diagnóstico Rural em Angra

Dados da produção agrícola e socioeconômicos dos produtores rurais, vão subsidiar elaboração de políticas públicas para agricultura do município

Quarta-Feira, 18/10/2017 | Superintendência de Comunicação

Na manhã desta terça-feira, 17, aconteceu um encontro no Pesque e Pague, de propriedade do Ivo, na Banqueta, entre os representantes da Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e dos produtores rurais situados nas comunidades do Belém, Banqueta e Areal. A finalidade da reunião foi apresentar a metodologia que será utilizada no Diagnóstico Rural, a ser realizado em Angra, o Censo Rural, e ainda fazer elaboração do calendário e das estratégias para aplicação do questionário agroambiental e socioeconômico.
O Diagnóstico Rural (Censo Rural) é um programa que está sendo implantado pela Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e da Secretaria Executiva de Agricultura, Aquicultura e Pesca, em parceria com o Polo Angra dos Reis da Universidade Federal Fluminense. O Censo Rural visa obter dados quantitativos e qualitativos da produção agrícola e informações socioeconômicas dos produtores rurais do município, a fim de subsidiar a elaboração de políticas públicas de agricultura por parte do Executivo Municipal e proporcionar opções de linhas de pesquisa para os universitários da UFF.
“24 alunos do penúltimo e último ano de Geografia da UFF estarão em campo aplicando o Diagnóstico Rural, e a previsão é de que a gente consiga completar o trabalho do Censo Rural em três meses. Foi uma importante parceria que conseguimos com a UFF, por meio do professor José Renato, que nos garantirá agilidade e qualidade nos dados a serem conseguidos neste Diagnóstico Rural”, disse Wagner Junqueira, secretário Executivo de Agricultura, Aquicultura e Pesca. Será possível com o Censo Rural oferecer à comunidade futuras ações, benefícios e oportunidades no campo da produção agrícola do município.
Participaram da reunião, Tarcísio Reis, superintendente de Agricultura; Jefferson Affonso, diretor de Agricultura e Pecuária; José Renato, professor UFF; e ainda Antônio Carlos Bezerra e Rafael Ribeiro, ambos da equipe técnica da Superintendência de Agricultura.