Angra tem nova reunião do Programa Cidades Empreendedoras

Programa visa estimular ambiente de negócios no município

Quarta-Feira, 11/10/2017 | Superintendência de Comunicação

O Sebrae/RJ realizou mais uma reunião com o prefeito Fernando Jordão e o comitê gestor do Programa Cidades Empreendedoras, que é composto por representantes do poder executivo municipal, no dia 11 de outubro, em Angra dos Reis. O encontro, que aconteceu na sede do Sebrae, na Rua Cel. Carvalho 13, Centro, serviu para atualizar as ações que contribuirão para aprimorar o desempenho do município no programa. Elaborado em formato de game, o Cidades Empreendedoras é uma disputa entre 11 municípios do estado do Rio que estão competindo em tempo real, buscando melhorar o ambiente empreendedor das cidades.
Para Fernando Jordão, Prefeito de Angra dos Reis, a parceria com o Sebrae/RJ dará bons frutos para os empresários da região: “Investir nas micro e pequenas empresas é fundamental para o crescimento de um município. Em Angra dos Reis, vamos investir para que nossa cidade evolua e torne-se uma grande aliada dos empresários que já estão aqui, ou que virão. Todas as secretarias estão unidas e temos certeza que, ao final do programa, ocuparemos uma posição de destaque”, declarou.
O coordenador Regional do Sebrae/RJ na Costa Verde, José Leôncio de Andrade Neto, acredita que a ferramenta é uma oportunidade singular para o município: “Precisamos fazer o melhor para a cidade e este programa é justamente a ferramenta para isto. O esforço conjunto do organismo municipal, aliado ao Sebrae/RJ, é o melhor caminho para estimular o empreendedorismo no município. O que queremos é alcançar o lugar mais alto no ranking do Cidades Empreendedoras”, afirmou.
Além disso, uma minuta de adequação foi entregue à prefeitura. Por meio deste documento, a legislação de Angra dos Reis será adequada para criar um ambiente favorável para as micro e pequenas empresas.

Cidades Empreendedoras
O Programa Cidades Empreendedoras é uma iniciativa inédita do Sebrae/RJ desenvolvida em 11 municípios do Estado do Rio de Janeiro que está engajando a gestão pública e as lideranças locais, através de um game, para que sejam criadas e implementadas políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas, melhorando assim o ambiente empresarial das regiões.
O comitê gestor, formado por secretários municipais de governo, fazenda, administração, planejamento, saúde, meio ambiente, educação, agentes de desenvolvimento, procuradoria, controle interno, lideranças empresariais, representantes do legislativo local e coordenadores regionais do Sebrae/RJ, se reúne mensalmente para deliberação e aprovação das ações a serem implantadas.
Para participação do município foram levados em consideração os seguintes critérios: status de lei geral municipal implementada; densidade empresarial e ambiente favorável para desenvolvimento do programa. Ao longo do ano, também serão realizadas quatro importantes reuniões com cada prefeito, para que essas ações sejam acompanhadas e ajustadas passo a passo.
Os demais municípios que participam do Programa são: Volta Redonda, São Pedro da Aldeia, Campos, Duque de Caxias, Itaperuna, Niterói, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Petrópolis e Três Rios. Segundo pesquisa do “Data Sebrae”, essas regiões totalizam cerca de 230 mil empresas registradas no Estado do Rio de Janeiro, ou seja, 22% da atividade empresarial fluminense.