Combate à Infrequência e Evasão Escolar em debate em Angra

Palestras e debates foram realizados sobre o tema, com a participação da sociedade civil e do Poder Público. Evento fomentou uma ampla discussão

Sexta-Feira, 06/10/2017 | Superintendência de Comunicação

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Promotoria de Justiça de Família, da Infância e da Juventude de Angra dos Reis, promoveu na manhã desta sexta-feira (6), o I Fórum Intersetorial de Combate à Infrequência e Evasão Escolar, na sede da 1ª Igreja Batista (Centro). O objetivo foi o de promover um amplo debate com representantes da sociedade civil e do Poder Público no enfrentamento à infrequência e evasão escolar.
O evento fomentou uma ampla discussão coletiva, considerando a importância da intersetorialidade e culminando em ações efetivas de combate à evasão e infrequência, superando práticas individualizadas, e possibilitando a garantia da frequência do estudante nas aulas, o que, consequentemente, levará ao seu pleno desenvolvimento.
O fórum surgiu como um espaço de luta pela garantia do direito à educação e teve como participantes a secretária de Educação Ciência e Tecnologia, Stella Salomão; o Promotor de Justiça de Família da Infância e da Juventude de Angra dos Reis, Dr. Vinícius Ribeiro; Eliana Cavalieri, Carla Assis de Abreu e Jorge Luís da Silva, do Conselho Tutelar Municipal; e representando a Igreja Batista de Angra dos Reis, o Pastor Edson Bezerra.
Ana Calado Franco, professora e pedagoga da rede municipal de Angra dos Reis e assistente de Apoio à família, ministrou a palestra sobre o “Diagnóstico sobre infrequência e evasão no município de Angra dos Reis”; e o Promotor da Justiça de Família, da Infância e da Juventude de Angra dos Reis, Dr. Vinícius Ribeiro palestrou sobre o tema “Aspectos práticos sobre os efeitos da infrequência e evasão escolar. A disciplina estudantil e suas consequências no âmbito da justiça infrancional.”
Após as palestras, houve uma mesa de debate sobre o tema “O papel de cada um e o compromisso de todos no combate à infrequência e evasão escolar” com a participação do Promotor da Justiça de Família, da Infância e da Juventude de Angra dos Reis, Dr. Vinícius Ribeiro; José Augusto de França Lima, do Conselho Tutelar; a Secretária de Educação Ciência e Tecnologia, Stella Salomão; e Marina Pampuri, representando a Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.